Decoração

Paisagem “invade” e decora casa de praia em Pontal do Paraná

Daliane Nogueira
15/12/2016 21:50
Thumbnail

Estrutura em concreto é preenchida com massas construídas e revestidas com arenito vermelho no projeto de Marcos Bertoldi no balneário de Atami, em Pontal do Paraná. A concepção dos espaços foi feita para aproveitar ao máximo a paisagem. Fotos: Alessandra Okasaki/Divulgação

Uma casa de praia que permite que a paisagem “invada” seu interior de forma que a arquitetura converse com o espaço. Esta é a proposta do projeto do arquiteto Marcos Bertoldi no balneário de Atami, em Pontal do Paraná.
O terreno plano a beira mar é cercado por vegetação nativa do litoral paranaense. Nele uma estrutura modulada de concreto armado aparente, preenchida por massas construídas revestidas com pedra arenito vermelho (material característico da região), compõe a residência que foi projetada para uma família de quatro pessoas.
“O volume da casa de praia ganha forma com o somatório dos espaços construídos e vazios gerados entre eles”, explica o arquiteto.
A casa tem três pavimentos e o espaço principal de convívio, composto por sala de estar integrada com cozinha ocupa metade da estrutura e mantém ligação direta com a porção “não construída”, composta apenas pela estrutura de concreto. “O que completa esses ‘vazios’ é a paisagem, que, neste momento, se transforma em arquitetura”, completa Bertoldi.
A organização do jardim se dá em blocos e uma estrutura vertical que está relacionada com a estrutura em concreto. Para criar áreas de sombra multiuso próximas ao deque externo, piscina e garagem, foram instalados toldos tencionados.  A decoração tem apenas o essencial, mas com boa dose de design e elegância.

Veja outras fotos do projeto

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!