Decoração

Papéis de parede interativos para crianças “contam” histórias e brilham no escuro

HAUS
25/06/2017 17:00
Thumbnail

Papel de parede que "conta" história é novidade para os ambientes infantis. Foto: Reprodução / Castorama

Mais do que embelezar, a decoração dos quartos infantis pode ser um convite à criatividade das crianças. Pensando nisso, as marcas que trabalham com tecidos e papéis de parede têm investido na oferta de produtos interativos que, além de dar o acabamento, permitem aos pequenos soltarem a imaginação.
O The Magic Wallpaper, papel de parede que “conta” histórias, é um exemplo. Desenvolvido pela marca francesa Castorama, em parceria com a agência TBWA/Paris, o papel é estampado com personagens comuns ao universo infantil, como monstros, alienígenas e princesas. Cada um deles funciona como uma espécie de QR Code, a partir do qual é possível ler ou ouvir os contos.
Papel de parede que "conta" história é novidade para os ambientes infantis.  Foto: Reprodução / Castorama
Papel de parede que "conta" história é novidade para os ambientes infantis. Foto: Reprodução / Castorama
Para conhecer a história dos personagens que estampam o papel, basta baixar o aplicativo e utilizar a câmera do celular para decodificar a imagem. Também é possível combinar as ilustrações entre si, o que possibilita a criação de cerca de 100 opções de histórias.

Asas à criatividade

Para os pais que desejam instigar a criatividade dos pequenos, a opção são os papéis de parede pintáveis, como os da coleção Les Petits Curieux, que a JVN importa com exclusividade para o Brasil.
Foto: JVN/Reprodução
Foto: JVN/Reprodução
Com fundo branco, o papel traz desenhos de castelo ou floresta para serem coloridos pelas crianças. A pintura pode ser realizada com lápis de cor, giz de cera, canetinha ou qualquer outro tipo de material. Uma vez feita, no entanto, ela não pode ser apagada.
Há, também, a opção pelo papel “quadriculado”, que permite à criança desenhar o que quiser antes de fazer a pintura. O papel é vendido em rolos de 53 cm de largura por 10 m de comprimento, que são suficientes para cobrir cinco m² de parede.

Brilho no escuro

Outros acabamentos que reforça a magia da infância nos dormitórios são os tecidos e papéis de parede que brilham no escuro. Produzidos com um pigmento capaz de reter a luminosidade durante o dia e liberá-la à noite, quando as luzes são apagadas, eles estão disponíveis em diferentes estampas.
A coleção alemã Bling Bling, importada pela JVN, por exemplo, traz papéis de parede com estrelas luminescentes de diferentes tamanhos em fundos em tons de cinza ou branco.
Nuvens, luas e borboletas, por sua vez, são as apostas dos tecidos de parede da linha Shining Wall, produzidos pela Branyl Indústria Têxtil. Nela, o efeito luminescente está presente no contorno de algumas das estampas do tecido, contribuindo para que o brilho não polua o ambiente.
Papel de parede Shining Wall da Branyl: efeito lúdico no quarto do bebê.
Papel de parede Shining Wall da Branyl: efeito lúdico no quarto do bebê.
Vale lembrar que as propriedades pintáveis ou luminescentes dos acabamentos não interferem na sua instalação, uma vez que eles são aplicados da mesma forma que os demais tecidos e papéis de parede.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!