Decoração

Para dividir e complementar

Mariana Domakoski, especial para a Gazeta do Povo
17/09/2010 03:04
Thumbnail
Com base nesse pedido, a arquiteta Beth Choueri criou diferentes cenários luminosos na sala de tevê, para ser usada em várias ocasiões. A iluminação geral é feita por uma luminária central, com auxílio de um rasgo no forro de gesso, com corda luminosa dupla de baixa voltagem. Esse detalhe confere uma luz indireta, mais fraca e aconchegante, mas que atinge todos os pontos do ambiente.
Spots duplos de lâmpadas dicróicas destacam o aparador de madeira onde está instalada a tevê e, no espaço de circulação, nichos luminosos com vasos de plantas decoram a parede, com lâmpadas bipino – que não esquentam – embutidas em caixas de madeira. “A ideia é criar opções de cenas: acender apenas a corda luminosa, ou a luz central, quando precisar de mais intensidade, ou somente as dicróicas. Podem usar a sala em diversas situações”, explica Beth.
Na cozinha da casa também encontra-se iluminação decorativa, além da funcional. Três pendentes de vidro com lâmpadas incandescentes convencionais complementam a bancada. “Apesar de serem artigos de decoração, elas são importantes, porque lanchamos ali. Ficou bem iluminado”, diz Fabiane.
Assim como a sala de estar e de convívio, a sala de jantar merece iluminação especial, como afirmam o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande, que projetaram o espaço para um casal de executivos residentes no bairro Mossun­guê. Um lustre de cristal nero logo acima do tampo de vidro da mesa de jantar leva a luz para cima, para que reflita no teto e se espalhe por todo o ambiente. Dois spots de dicróica dão destaque ao aparador e fachos de minilasers iluminam de forma mais intensa e aberta a bancada da gourmeteria, que fica ao lado. “Esse circuito é automatizado, é possível dimerizar de 10% a 80% do lúmen, gerando diversos climas: intimista, mais confortável ou mais alegre”, diz Casagrande.
Refúgio e local de trabalho
A funcionalidade é levada ao quarto, com sistemas de iluminação que permitem tanto o descanso como a execução de atividades. A arquiteta Carla Kiss ficou responsável por transmitir essas possibilidades no projeto do quarto de casal na residência da engenheira civil Maria Isabel Bompeixe Cheliga e do marido. Como o espaço ao lado da cama era reduzido para mesas de cabeceira, a solução da arquiteta foi instalar duas arandelas na parede com lâmpadas bipino de 20 watts, decorativas. “A iluminação geral e funcional é feita com um rebatedor no centro do quarto, que direciona a luz para o teto, antes de ser refletida para baixo. Evitar o contato direto dos olhos com a luz no quarto é muito importante”, explica Carla.
Maria Isabel aprovou a instalação e o clima criado. “A luz das arandelas é amarelada, deixa aconchegante. E a luz geral permite a leitura, enquanto meu marido trabalha na escrivaninha, o que possibilita a convivência.”
Em outro projeto, na residência de um casal de Curitiba, Carla resolveu a falta de espaço no criado-mudo com uma estrutura de gesso acima da cama e cinco spots de lâmpadas dicróicas: três bem acima dos travesseiros, para leitura, com facho direcionado, e uma acima de cada mesa de cabeceira, para destaque dos objetos. A luminária central completa a parte funcional, e o aspecto decorativo fica por conta de um nicho iluminado, com dois vasos pretos, logo ao lado da janela. “Usei lâmpadas com filtro amarelado. Por se aproximar mais da luz natural, essa cor é mais agradável”, diz Carla.
Ambientes integrados
Para marcar a divisão entre o espaço integrado de sala de tevê e estar, sala de jantar e churrasqueira no apartamento de um casal em Curitiba, as arquitetas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn e a designer Gisele Busmayer investiram em iluminações diferentes: na sala de tevê, uma luminária central oferece luz mais fraca, que destaca a lareira, e um abajur no aparador ao lado do sofá, proporciona uma luz ainda mais suave. “O abajur é uma ótima solução quando se quer meia luz sem precisar fazer instalações e fiações”, diz Cristiane. Três spots de lâmpadas dicróicas refletem nos vincos da parede espelhada, provocando um efeito decorativo.
Passando à sala de jantar, há uma intensidade maior da lâmpada no lustre sobre a mesa de refeições, refletido no tampo de vidro preto, criando mais um efeito de decoração. Na churrasqueira, quatro spots de dicróica são refletidos na bancada, enquanto outros dois causam efeitos nas prateleiras com ornamentos mais dois de minidicróicas, embutidos no móvel, iluminam o tampo e a pia. “Nesse caso, a iluminação é bem funcional. Além disso, é convidativa, faz com que as pessoas sentem ao redor”, diz a arquiteta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!