Decoração

O caminho das pedras para quem quer investir em piso de cimento queimado

Júlia Rohden*
16/10/2017 21:00
Thumbnail

Projeto do Estúdio Campetti usa piso de cimento queimado em composição com madeira. Foto: Marcelo Stammer / Divulgação

Prático, versátil, elegante e rústico, o piso de cimento queimado vem ganhando espaço nos apartamentos e casas da cidade. Comum no interior, o material tem agradado novos moradores por ser uma opção barata e com visual moderno.
O revestimento pode ser usado do quarto até a cozinha, sem restrições. Apenas requer cuidados em áreas úmidas, sendo impermeabilizado para evitar danos. “Eu costumo indicar o uso do cimento queimado porque ele tem um resultado muito bonito. Mas sua execução não é tão simples quanto parece”, alerta o arquiteto Tiago Campetti.
A composição com outros elementos de estilo industrial funciona bem. “Também acho bacana quando misturamos os elementos. Por exemplo, cimento queimado com a madeira, tanto com as mais populares, quanto com as mais nobres”, opina.

Escolha do profissional

Apesar dos vários tutoriais no estilo “faça você mesmo” disponíveis na internet, o arquiteto aconselha a contratação de um profissional para executar o piso de cimento queimado e enfatiza que a escolha dele é fundamental para o sucesso da obra.
“O ideal é optar por alguém com experiência e disposto a fazer um teste em uma pequena área para o contratante avaliar se sai tudo bem”, indica. O maior problema da obra ser mal feita, segundo Campetti, é o cimento soltar do contrapiso ou abrir uma fenda.
Durante a execução, também é importante verificar se foram colocadas as juntas de dilatação, que devem ser usadas a cada dois metros para impedir que a mudança de temperatura faça o piso trincar.
Projeto de apartamento do Studio DoisA, em São Paulo, também usa o piso de cimento queimado. Foto: Divulgação
Projeto de apartamento do Studio DoisA, em São Paulo, também usa o piso de cimento queimado. Foto: Divulgação

Aplicação

A “queima” do cimento não envolve chamas, como alguns podem supor. O processo é feito a partir da aplicação do pó do cimento sobre a superfície do piso, quando este está começando a secar mas ainda apresenta consistência mole.
O primeiro passo para a execução do piso de cimento queimado é a limpeza do contrapiso – que deve ser varrido, aspirado ou lavado. Com o piso seco, deve-se aplicar a nata de cimento (uma mistura quase líquida de cimento, água, e adesivo para argamassa) e, na sequência, a massa do cimento (mais densa), feita também com o adesivo. “Esse piso, então, é queimado com o pó de cimento“, ensina Campetti. O arquiteto acrescenta que a espessura ideal do piso de cimento queimado é entre 2 cm e 3 cm.
Outra opção para a execução do piso, que o Estúdio Campetti já utilizou em apartamentos (que costumam não permitir tal espessura), é aplicar o cimento com o adesivo para argamassa e, depois, uma segunda camada de cimento com cola PVA antes de “queimá-lo” com o pó do cimentoO resultado é um piso com elevação de cerca de um centímetro.
Nas primeiras 70 horas de secagem é necessário manter a umidificação do local ou borrifar água sobre o piso a cada 12 horas, já que o cimento seca rapidamente e a contração do material pode causar trincas no piso.
Por fim, é necessário impermeabilizar o piso, mesmo em ambientes que não têm contato direto com a água, como por exemplo, a sala. “Se o piso não for impermeabilizado e o morador derramar algum líquido ele poderá ficar manchado. Também não é bom que o piso absorva água durante a limpeza cotidiana”, afirma o arquiteto.

Cuidados

A facilidade de manutenção é outra vantagem do piso de cimento queimado. Um pano com água e sabão neutro são suficientes para a limpeza do dia a dia. Campetti também aconselha encerar a cada três meses para manutenção do brilho.
*Especial para Gazeta do Povo
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!