Decoração

Inspire-se: Apartamento é ponto de encontro de uma família em NY

Daliane Nogueira
24/09/2015 01:00
Thumbnail
Localizado na descolada região do Meat Packing em Nova York, o apartamento High Line, reformado e decorado pela arquiteta Fernanda Cassou, foi concebido para uma família moderna, que adora viajar e escolheu a “capital do mundo” como ponto de encontro familiar.
“A planta do imóvel é alinhada a este objetivo, pois as salas de estar e jantar são integradas com a cozinha, formando um grande espaço de convivência”, aponta a arquiteta.
As cores e texturas foram pensadas para serem funcionais nas diferentes estações do ano, atendendo aos moradores e visitantes confortavelmente. O imóvel não é grande, tem dois quartos que foram decorados como de casal. As escolhas de móveis e objetos foram pautadas no design contemporâneo, garimpado nas ruas da cidade. Para completar o cenário, as amplas janelas, com vista para o Rio Hudson, trazem a paisagem única de Nova York para dentro do apartamento.
Canto de leitura
O cantinho com um pouco mais de cor tem como peça principal a clássica cadeira DAR de balanço de Charles e Ray Eames. O banco de madeira serve de mesa lateral.
Fotos: André Nacli /Divulgação
Fotos: André Nacli /Divulgação
Sala
Da janela vê-se Nova York e a arquiteta valorizou o cenário ao decorar a sala com peças de cores claras e design assinado. O piso de bambu foi escolhido por ser acolhedor nos dias frios e frescos durante o verão. A iluminação natural (detalhe) foi privilegiada pelas grandes aberturas de vidro que deixam o sol abraçar o espaço.
Jantar
Totalmente integrado ao estar, o espaço para refeições recebeu uma mesa ampla para abrigar toda a família. As cadeiras são minimalistas, para não pesar no visual. O destaque fica por conta do robusto pendente.
Cozinha
Os móveis são limpos, com puxadores discretos, tudo para não influenciar no visual geral dos ambientes integrados. A peça mais relevante do espaço é a tela do artista Anton Henning, que pertencia ao antigo proprietário do apartamento e foi adquirida pela família em conjunto com o imóvel.
Quartos
Funcionais e confortáveis,os dormitórios são espaçosos o suficiente para guardar roupas e malas de forma prática. Na decoração, apenas móveis essenciais e muita graça nos detalhes, como a parede com aspecto de cimento, obras de arte e luminárias de Ingo Maurer.
Detalhe cadeira
No detalhe da sala, a cadeira de balanço J.J., do designer italiano Antonio Citterio para a B&B Itália. O acabamento com pelo de carneiro dá um toque sofisticado para a sala.
Perfil
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), Fernanda Cassou tem estudos complementares na Universidade Politécnica de Madrid (2008) e em 2013 fundou o escritório Fernanda Cassou Arquitetura que atua em projetos residenciais, comerciais e eventos buscando mostrar contemporaneidade e identidade.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!