Decoração

Portas de correr podem integrar ou isolar os ambientes de acordo com a ocasião

HAUS
26/07/2016 22:22
Thumbnail

Portas de correr separam o living da brinquedoteca e do home office. A ocasião é que faz o espaço. Fotos: Divulgação

Saber usar os espaços com inteligência é a ordem do dia na arquitetura e na decoração de interiores. Uma das soluções mais empregadas é a integração dos ambientes, que confere bastante versatilidade aos cômodos. E projeto recente do arquiteto Alex Bonilha e da designer de interiores Mahely Oliveira mostra como as portas de correr são uma ferramenta interessante que ajuda a ampliar ou a isolar alguns espaços, dependendo da ocasião.
O projeto foi elaborado para um jovem casal que acaba de celebrar a chegada do terceiro filho. O apartamento de 280 m² traz ambientes que podem ser integrados ou isolados por grandes portas de correr, servindo a ocasiões sociais, familiares ou privativas.
As portas que funcionam como “painéis removíveis” foram aplicadas principalmente no living, separando a brinquedoteca e o home office.
“Era um apartamento grande, mas compartimentado. Pensamos nessa solução para que, em primeiro lugar, as crianças pudessem se divertir na brinquedoteca e manter o contato com os pais no living e, quando as visitas estivessem chegando, fosse possível ‘esconder’ a bagunça”, explica a designer de interiores.
A área da varanda, também integrada ao living, é dividida em sala de jantar e espaço gourmet. Ambos podem ser unificados ou segmentados por portas de vidro. “Ficamos bem satisfeitos em atingir o objetivo principal, que era a integração total das áreas de convívio do apartamento”, comemoram os proprietários.
Na decoração, preferência por linhas retas e tons sóbrios, como o cinza do cimento queimado e o preto. Para quebrar com o tom frio do industrial, cores amadeiradas trazem calor e aconchego aos ambientes.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!