Decoração

Aproveite o horário de verão e prepare sua casa para a estação

Gazeta do Povo
17/10/2015 18:00
Thumbnail

Projeto de Fabricio Fontolan para uma área social de uma residência. Fechamento de vidro valorizou o projeto e favoreceu a entrada de luz natural. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo | GAZETA

A primavera mal começou, mas o aumento das temperaturas nos dá a sensação de que já estamos no verão, ainda mais porque o horário de verão terá início a meia noite deste domingo (18). Com o objetivo de aproveitar a estação mais quente do ano, arquitetos desenvolveram projetos apostando na diversidade de cores, valorizando a luz e aproveitando espaços abertos.
Uma pequena sacada bem decorada também é o caminho para trazer o verão para dentro de casa. A arquiteta Patrícia Vertuan apostou em uma decoração que dá continuidade às cores usadas na sala
Na casa da executiva Vanessa (foto) assinada pelas arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, os móveis de madeira de demolição têm espaço de destaque, transformando a varanda no local ideal para um saboroso lanche da tarde.
No projeto de Fabricio Fontolan, a antiga garagem virou uma convidativa varanda com grandes aberturas de vidro, que revelam a beleza da área externa. A decoração é contemporânea, com peças de design e bastante conforto.
Como primeira medida é preciso providenciar mais ventilação e eliminar o que retém calor e promove o aquecimento. Cortinas pesadas, por exemplo, devem dar lugar a modelos esvoaçantes e que permitem maior entrada de luz. Boas opções de tecido são o voile, o linho e a seda rústica. Em alguns casos, apenas tirar o bandô ou o xale deixa o ambiente mais leve.
Um bom exemplo está no projeto de um terraço em uma cobertura no Alto da XV, com decoração assinada pelo arquiteto Ivan Wodzinsky. A integração das áreas interna e externa se dá por amplas portas de vidro, que foram protegidas por cortinas translúcidas coloridas.
No mobiliário, peças de fibra, bambu e madeira de demolição podem combinar com móveis modernos, de linhas retas, fugindo do visual “casa de praia”. “A madeira de demolição, além de ser um material sustentável, leva charme tanto para áreas internas, quanto para varandas”, afirma a arquiteta Helaine Góes Pinterich que, junto da sócia Estér Kloss, fez um projeto de área externa integrada com spa e sala íntima em uma residência no Ecoville.
Projeto de cobertura assinada por Ivan Wodzinsky.
Projeto de cobertura assinada por Ivan Wodzinsky.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!