Novo, de novo

Decoração

Três motivos para apostar em móveis antigos e como usá-los na decoração

Click Textos
07/12/2022 19:43
Thumbnail

Peças antigas carregam história e trazem estilo à decoração | Bigstock

Muitas coisas ao nosso redor são carregadas de memória afetiva, entre elas os móveis antigos, como a mesa de jantar que foi da casa dos avós ou a cristaleira que está na família há gerações.
A decoração com móveis antigos está em alta. E essa é uma tendência estética que permite a criação de ambientes que contrastam passado e presente.
Veja 3 motivos para decorar seu lar com móveis antigos:

1. Peças com história e significado

Os móveis antigos são peças que resgatam o passado e que podem ser revitalizadas para atender às necessidades e preferências de decoração de cada pessoa.

2. Reaproveitamento e sustentabilidade

Além de ser uma atitude responsável e que evita o descarte de resíduos, o reaproveitamento de móveis antigos também dá vida nova a peças de qualidade e beleza própria.

3. Decoração autêntica e personalizada

Ao decorar com móveis antigos, os ambientes ganham um toque de exclusividade e autenticidade.
Nessa mescla de entre clássico e contemporâneo, os móveis antigos agregam valor histórico e beleza aos cômodos. Mas como usá-los na decoração de casa?
O primeiro passo é avaliar a condição na qual os móveis se encontram. Algumas peças podem precisar de tratamentos para que sejam aproveitadas sem comprometer outros itens. Móveis antigos de madeira, por exemplo, por vezes podem estar infestados de cupins. Manter uma peça neste estado, sem o cuidado adequado, acaba prejudicando outros materiais da casa.
Depois, é o momento de decidir (ou não) pela restauração dos móveis. Este momento pode cumprir dois objetivos distintos: manter o aspecto original do mobiliário antigo ou modernizá-lo, renovando sua aparência e dando uma nova função a ele.
O grau de dificuldade do processo de restauração varia de acordo com as condições da peça e com o nível de habilidade da pessoa que realiza o trabalho.
De acordo com a arquiteta Isabella Nalon, existem muitos procedimentos que são simples de serem feitos por conta própria, ao estilo do bom e velho DIY -- Do It Yourself (Faça você mesmo, na sigla em inglês).
“Acho que o faça você mesmo pode ser aplicado na parte de restauração, na escolha dos móveis e onde serão posicionados. Porém, o profissional de arquitetura traz uma maior noção de como utilizar os móveis antigos nos ambientes, para que o décor do lar tenha mais personalidade”, afirma.
Entre as principais técnicas de restauração que você pode aplicar aos móveis antigos, destacam-se:
  • Pintura: uma das formas mais simples de mudar a aparência de um móvel antigo. Usar cores vivas e vibrantes em uma peça clássica, por exemplo, dá vida nova ao móvel. Para isto, o primeiro passo é limpar e lixar os móveis, principalmente as peças mais rústicas. No caso de móveis de madeira, opte sempre por uma tinta ou verniz específico para o material.
  • Estêncil: a estampa em estêncil é outra forma de garantir um visual mais descontraído para os móveis antigos. Para fazê-lo é necessário ter um molde com a estampa escolhida e tinta na cor de sua preferência.
  • Decoupage: esta técnica consiste no recorte de tecidos, papéis ou adesivos para que sejam colados nos móveis. Você pode usar a mesma estampa para toda a peça ou escolher mais de uma para criar um mosaico.
Garimpar móveis antigos em lojas especializadas pode render muito achados.
Garimpar móveis antigos em lojas especializadas pode render muito achados.

Como decorar uma sala com móveis antigos?

A sala é, por vezes, um dos espaços centrais da casa, principalmente para quem tem o costume de receber visitas com frequência. Por isso, este cômodo precisa ser planejado com atenção para que possa entregar a ambientação desejada ao ser decorado com móveis antigos.
Não existe um número específico de móveis que devam ou não ser colocados em um determinado espaço. A quantidade pode variar de acordo com os propósitos que você deseja atribuir ao cômodo. Entretanto, exagerar na hora de usar móveis antigos nos ambientes pode acabar evocando um ar obsoleto e envelhecido.
Se a intenção é evitar que isso aconteça, o ideal é escolher peças pontuais que possam assumir uma posição de destaque no cômodo. Deste modo, fica mais fácil equilibrar peças antigas e modernas na decoração.
“Podemos mesclar peças novas com antigas para dar equilíbrio. Escolha um elemento de destaque: uma poltrona, um carrinho de chá ou uma mesa de centro.  Às vezes, é necessário reformá-los: trocar o tecido ou lustrar a madeira, mas sempre vale a pena”, destaca Isabella.
Aqui, vale deixar a criatividade correr solta e fugir do óbvio. Você pode buscar referências antes de começar o processo de decoração para se inspirar e orientar melhor em relação àquilo que deseja obter como resultado final.
Além da chance de aumentar o tempo de vida de peças carregadas de memória afetiva, outra vantagem do reaproveitamento de móveis antigos na decoração é a economia.
Existem muitas lojas, físicas e virtuais, especializadas na comercialização de móveis usados. Sair para garimpar também é uma possibilidade bastante vantajosa para quem gosta de negociar e conferir as peças pessoalmente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!