Decoração

Um estar de presente para o casal

Ana Carolina Nery
17/12/2010 02:28
Thumbnail
Gilce conta que visitou a exposição para se inspirar e que enviou pelo menos 12 frases para o concurso. A escolhida foi a primeira que escreveu. “A pergunta foi difícil. Antes de escrever, passei o dia todo pensando. Depois, o que vinha na cabeça colocava na página do concurso”, diz. Ela revela que o ambiente é como um presente de dez anos de casamento com o analista de sistemas Rodrigo Ruiz, que foi comemorado no último dia 13. O prêmio caiu como uma luva, comenta. “Por várias vezes mentalizei o ambiente no ático da minha casa, que estava vazio, porque mudamos há apenas dois meses. O prêmio é exatamente o que imaginava para esta área e a ideia tem tudo a ver com nosso perfil.”
A frase vencedora é uma tradução do que propõe a Mostra Morar Mais por Menos, na avaliação da arquiteta Francisca Cury, coordenadora do evento. Ela destaca o fato de a ganhadora estar bem consciente da proposta do ambiente e sobre a destinação do espaço dentro da casa. “O projeto se adequou muito bem ao que ela precisava, com poucos ajustes. Ficou muito semelhante ao que estava em exposição.”
A editora do Guia Casa da Gazeta do Povo, Keyse Caldeira, comenta que foi alta a procura pelo concurso cultural. “Foram quase duas mil inscrições e o processo de seleção foi complexo por conta do bom desempenho dos inscritos. Os leitores captaram bem a proposta da mostra Morar Mais e conseguiram traduzir boas ideias sobre sustentabilidade e decoração acessível nas frases enviadas ao concurso.”
O ambiente
A proposta da arquiteta Renata Mueller para a área íntima de estar foi criar um ambiente para um casal de modernos designers, por isso as chapas de madeira com linhas fora do convencional. “O painel tem um corte com um ângulo diferente e um rasgo de luz que é aconchegante e, ao mesmo tempo, ilumina toda a bancada”, explica. Na janela, uma persiana romana com blackout, que permite visualizar a imagem do televisor com maior nitidez. Os móveis utilizados têm selo de sustentabilidade, conforme um dos princípios da mostra, de incluir ideias ecologicamente corretas.
A ganhadora também foi pre­­sentea­­­da com um sofá bege de veludo, de 2,20 metros, um aparelho blu-ray, um receiver, caixas acústicas e lâmpadas titã e fluorescente, conforme o previsto no regulamento do concurso. Foi realizada apenas uma alteração em relação à lista de prêmios aprovada inicialmente. Para melhor coerência com o espaço disponível na casa de Gilce, o televisor de LCD de 32 polegadas, que deveria ser entregue à vencedora, foi substituído por um equipamento maior e com tecnologia mais moderna. “Optamos por oferecer um televisor de 42 polegadas e tecnologia led em seu lugar. É um modelo mais adequado para o tamanho do ambiente, que é amplo”, justifica Jair Lopes de Oliveira, proprietário da In Home Som e Imagem, fornecedora do aparelho.
Com tudo em seu lugar, Gilce programa uma sessão especial de cinema para comemorar a conquista do prêmio. “Quero reunir a família ainda este ano no Estar do Casal. Certamente será um local da casa que passaremos grande parte do tempo nos momentos de lazer.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!