Decoração

Veja o que mudar em casa para ganhar uma sala quentinha

Daliane Nogueira
27/04/2017 20:24
Thumbnail
As temperaturas começaram a baixar e é hora de preparar a casa para o frio. Para deixar tudo mais aconchegante é preciso incluir itens com texturas mais convidativas e que aqueçam as pessoas e o ambiente.
Para inspirar essa mudança, os arquitetos Sergio Valliatti Jr. e Luciana Patrão usaram a vitrine da loja Villa Batel Decor para propor duas ambientações diferentes com a mesma base.
“A ideia foi mostrar como um ambiente pode evoluir, sem ser destruído, uma repaginação sem gastar muito.  Foram criados dois espaços, um verão, e um inverno, mantendo a mesma base (mesmo piso de cimento queimado, o papel de parede JVN, persianas e iluminação). Foi uma transformação, de um mesmo espaço, sem perder a estrutura”, explica Valliatti.
De acordo com os profissionais, ter uma base atemporal ajudou na repaginação dos ambientes.

Confira as duas propostas

Verão

A proposta de verão abusa do amarelo, branco, vegetação, elementos vazados e fibras. Todos os elementos criam uma atmosfera solar e alegre.
Outro detalhe são as almofadas e o sofá de tecidos mais leves e frescos, conversando com a necessidade de uma decoração que traga a sensação de ambiente arejado e convidativo.
A composição de folhagens e flores garante o frescor dentro de casa.

Inverno

Para a transformação de inverno, a troca dos móveis soltos foi a chave para conseguir mudar completamente o ambiente. O apelo da madeira e dos revestimentos mais pesados foi determinante na nova configuração.
As cores eleitas pela dupla puxam para o caramelo, whisky e camurça. E, no mobiliário, muita madeira natural e couro.
Um detalhe muito surpreendente é a transformação da peça que era uma champanheira em uma lareira.
Um novo uso para o espaço ficou por conta da adaptação de um cantinho e um pequeno home office.
“Com estas ambientações foi possível provar que com uma boa base o ambiente pode se transformar conforme a necessidade. Hoje as decorações não precisam ser tão perenes, elas podem e devem ser mutáveis”, aconselha Valliatti.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!