Decoração

Visual repaginado

adrianoj
22/10/2010 02:03
As reformas estão entre as especialidades da decoradora Romy Schneider. Ela costuma citar o trabalho que desenvolveu em sua própria residência como um “cartão de visitas”, com exemplos práticos do que pode ser feito para renovar a casa sem gastar muito. O que parece um sonho longe de ser alcançado, é possível, tanto para quem está reformando, quanto para quem deseja apenas revigorar o am­­biente, basta focar em peças-chave e seguir alguns truques criativos na decoração.
Para a sala de estar, Romy comprou um sofá usado, de uma marca bem conhecida, e mandou reformar, trocando o estofamento. Depois pediu para o marceneiro fazer outro igual. O resultado é um ambiente aconchegante e o melhor, com economia garantida. Caso o sofá esteja em bom estado, a dica é investir em uma capa ou em almofadas, fáceis de substituir e ótimas para modificar a decoração do espaço. Para estofados em tons neutros, a recomendação de Romy é apostar em almofadas em cores mais fortes, que se destaquem no contexto.
Na sala de jantar, a decoradora decidiu trocar a mesa redonda por uma maior. Em vez de descartar o móvel, ela optou por substituir os pés, transformando-o em uma mesa de centro. As quatro cadeiras continuaram no espaço, compondo com outras novas, diferentes das primeiras. “Em vez de oito cadeiras iguais, optei por mesclar o rústico e o contemporâneo, com quatro unidades de rotim (tipo uma palha) e outras no estilo sofá, com capa. O resultado dessa composição fica bem interessante e mais atraente do que se todas fossem iguais.”
Aplicar papel de parede é outra ideia original, que oferece várias possibilidades. “Pode ser colocado em uma parede na sala de estar ou no quarto, atrás da cabeceira da cama. No lavabo, também fica interessante, mas só se não tiver chuveiro. Se o revestimento for de azulejo, basta passar massa corrida por cima e aplicar o papel, o que gera economia de mão de obra, evita sujeiras e diminui a produção de lixo durante a reforma”, indica Romy.
Outra dica importante em reformas é reaproveitar os materiais que seriam descartados. Na casa da decoradora, o piso de madeira retirado da sala foi colocado sobre o piso original da cozinha. Uma antiga sapateira foi restaurada e teve o espelho substituído por vidro transparente, passando a ocupar a função de cristaleira. Na cozinha, o truque foi criar uma espécie de rodapé com o granito da pia, com cerca de 30 centímetros, completando a diferença entre a pedra e o armário. “É apenas um detalhe, mas que dá uma renovada”, garante a decoradora.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!