Design

Cadeira Panton completa 50 anos e comemora com lançamento

HAUS
16/01/2017 20:59
Thumbnail

A Vitra apresenta a Panton Chair Sunlight, uma versão em tom claro de amarelo. Fotos: Reprodução/Facebook/Vitra (esq.) e Divulgação (dir.)

A icônica Cadeira Panton completa meio século neste ano. E, para celebrar, a Vitra – referência mundial em design de mobiliário – expande a paleta de cores da peça e lança uma edição limitada durante a Feira Internacional de Móveis de Colônia, primeiro grande evento mundial de design e que começa nesta segunda (16) e vai até este domingo (22) na cidade alemã de Colônia. Trata-se da Panton Chair Sunlight, uma versão em tom claro de amarelo, capaz de conferir uma atmosfera de verão para a sala de jantar, jardim, varanda ou terraço, como afirma a marca.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A versão original da cadeira, com acabamento em laca brilhante, ainda é comercializado com o nome Panton Chair Classic em três cores. Mas a peça também possui opções com acabamento mate em seis cores – a Panton Chair – e uma linha infantil, a Panton Junior, também com seis opções de cores.
Foto: Reprodução/Facebook/Vitra
Foto: Reprodução/Facebook/Vitra
Foto: Florian Böhm/Reprodução/Facebook/Vitra
Foto: Florian Böhm/Reprodução/Facebook/Vitra
Foto: Reprodução/Facebook/Vitra
Foto: Reprodução/Facebook/Vitra
A Cadeira Panton foi criada no final da década de 1960 pelo dinamarquês Verner Panton, um dos principais nomes do design mundial e que havia se encantado pelo potencial do plástico, que ganhava cada vez mais destaque na época. Ao apresentar um protótipo feito inteiramente com o material a Willi Fehlbaum e Erika Fehlbaum – fundadores da suíça Vitra -, o casal decidiu investir e produzir a peça em massa, tornando-a o primeiro produto da marca. A combinação entre as formas orgânicas, a ergonomia e o material levemente flexível elevaram o móvel a ícone do mobiliário moderno com design.
Foto: Reprodução/Facebook/Vitra
Foto: Reprodução/Facebook/Vitra

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!