Design

Designer cria fontes inclusivas que unem o alfabeto Braille ao tradicional para Jogos Olímpicos de 2020

HAUS
20/03/2018 10:30
Thumbnail

Fotos: Divulgação/Kosuke Takahashi

O objetivo de tornar mais eficiente a comunicação pública para os deficientes visuais foi o ponto de partida do projeto Braille Neue, idealizado pelo designer japonês Kosuke Takahashi. A partir desta proposta, ele desenvolveu uma nova família tipográfica, que une a escrita tradicional e o alfabeto Braille, tornando a comunicação mais inclusiva.
Para isso, Takahashi incorporou os pontos em relevo, que formam o alfabeto Braille, aos caracteres do alfabeto tradicional. Isso faz com que as letras, palavras e frases sejam legíveis tanto para as pessoas que enxergam normalmente como para as que possuem algum comprometimento visual.
De acordo com o designer, a Braille Neue foi desenvolvida tendo como objetivo sua utilização nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados em 2020, no Japão. Takahashi defende, ainda, que a implementação e difusão da família tipográfica serviria para familiarizar o alfabeto Braille junto ao público em geral, além de tornar a comunicação pública mais eficaz para os deficientes visuais.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!