Design

Designer holandês cria linha de produtos com índios Pataxós

HAUS, com Estadão Conteúdo
13/03/2017 10:54
Thumbnail
Disponibilidade de horário sempre foi mercadoria rara na agenda do designer holandês Wilbert Das, durante os anos que atuou como diretor criativo da grife de moda italiana Diesel, de 1993 a 2009. Porém, mesmo em face a longas temporadas de desfiles, sempre que uma brecha se abria suas escapadas tinham um destino certo: Trancoso, no sul da Bahia.
“Já tinha visitado o Brasil outras vezes, mas só descobri Trancoso em 2004, quando amigos italianos me disseram que eu ia me sentir em casa. E realmente eles estavam certos. Gostei tanto que resolvi construir o meu lugar por aqui”, lembra o designer, hoje proprietário do Uxua Casa Hotel, um dos mais badalados e concorridos da região.
“Quando nos deparamos com aquele terreno tão especial, tendo ao fundo nada menos que 7 mil m² de floresta, eu e meu companheiro não tivemos dúvida. Era chegada a hora de dar vazão a outra de nossas paixões, a restauração: tanto de construções quanto de peças de mobiliário”, comenta Das, que sempre viu na atividade um contraponto necessário a toda a agitação que vivia no mundo da moda.
Assim, a medida em que iam sendo adquiridas, 11 casas vizinhas foram restauradas pela dupla, dando origem a um conceito de hospedagem até então desconhecido na localidade, o de casa hotel, ou, em outras palavras, um hotel onde a sensação de se estar em domicílio vem acompanhada dos serviços de um 5 estrelas. “Não foram apenas a beleza da natureza intocada, nem o passado histórico, bem preservado da região que nos estimularam a ir em frente. Os aspectos humano e cultural foram também determinantes”, diz.
“Trancoso sempre foi um destino isolado. Reutilizar aqui é uma atitude quase natural. Eu entendi que, combinando uma perspectiva de design internacional com os talentos locais, algo mágico poderia acontecer”, afirma o designer que cedo se deu conta de que não só era possível, mas que poderia ser comercialmente viável, construir e decorar as dependências de seu hotel com materiais locais, sobretudo orgânicos e reciclados.
E foi dessa forma que nasceu a Uxua Casa, a primeira linha de design totalmente produzida em Trancoso, com mão de obra nativa. Artesãos e índios Pataxós que trabalham sob a supervisão direta de Das nas dependências de seu hotel, produzindo móveis para interiores e exteriores, além de sofás, luminárias e artigos de cama como cobertores e travesseiros. Todos confeccionados à vista dos hóspedes e frequentadores.
Foto: Uxua Casa/Reprodução
Foto: Uxua Casa/Reprodução
Os móveis são feitos com madeira reciclada proveniente de casas antigas e barcos de pesca. Os produtos macios, tecidos à mão, principalmente com algodão e linho. “Os visitantes ficam fascinados de ver o processo e com a simpatia de nosso tecelão, Evandro”, comenta. Ocasionalmente, alguns produtos ganham detalhes de contas e sementes, obtidos junto a índios como o guerreiro Pataxó, Tapurumã.
“Durante a construção do hotel, uma vez fomos caminhar juntos no Monte Pascoal e conhecemos o Tapurumã. Ele é ótimo em desenho, o favorito na sua aldeia para fazer as pinturas rituais nos corpos. O convidei para trabalhar comigo na criação de um jogo de almofadas e desde então não paramos mais”, conta.
Fascinado pela infinita variação de padrões geométricos presentes na arte indígena, o designer tem planos de estreitar ainda mais a parceria. “Essa colaboração é realmente um privilégio para mim. Desde que começamos este trabalho, nunca repetimos um único padrão. Não há dois produtos iguais entre os que criamos e isso é muito, muito emocionante”, comenta o designer que vê a linha casa, que até o momento só pode ser adquirida no local, como a continuidade de sua história de vida com Trancoso.
“Disso realmente me orgulho. Ter ajudado a criar uma pequena microeconomia totalmente sustentável, com habitantes locais fazendo coisas bonitas, que respeitam todos os meus valores de ecologia e preservação cultural”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!