Design

HAUS desembarca em Milão!

Luan Galani
31/03/2017 12:21
Thumbnail

Exposição xLux apresentou mobiliário da Versace durante a Design Week de 2016. Fotos: Divulgação

Poucos lugares me dão tanto frio na barriga quanto Milão. Cobertura em tempo real do encontro de líderes das Nações Unidas em Nova York? Fichinha. Dias convivendo com a gangue da Universidade de Cambridge? Um passeio no parque. Nada se compara a Milão.
Explico: a design week italiana não é apenas a mais badalada do mundo. É um divã dos nossos tempos. A frase soa meio apocalíptica, mas é verdade. O evento não é somente uma feira de produtos e tendências. Funciona como um espelho do que está por vir, dos móveis, tecnologias e soluções que um dia estarão em nossas casas.
Cartaz oficial do Salão Internacional do Móvel de Milão 2017.
Cartaz oficial do Salão Internacional do Móvel de Milão 2017.
Uma bússola que questiona a maneira como moramos e indica possibilidades de como queremos ou devemos viver. Lá a gente vê todas as pistas para essa plenitude. Tanto por parte das grandes estrelas do design, como Irmãos Campana e Patrícia Urquiola, quanto pelos anônimos que naquele momento, fisgam nossa atenção.
Colegas e amigos que já foram são unânimes: “prepare os pés”, dizem. Afinal, não são apenas os mais de 20 pavilhões de exposição a serem percorridos. A esteira é a cidade toda, que borbulha com mostras, instalações e espaços temporários.
Por baixo, de acordo com dados oficiais do Salão Internacional do Móvel de Milão, são aproximadamente 2 mil expositores e 300 mil visitantes de 165 países diferentes que desembarcam na cidade italiana para a semana da feira, que este ano acontece de 4 a 9 de abril. Em 2017 também estão no radar as mostras bienais Euroluce, dedicada a produtos e soluções de iluminação, e a Workplace 3.0, concebida para repensar os espaços de trabalho. A semana promete surpresas.
Philippe Starck brinca com o editor de HAUS Luan Galani durante visita do francês a São Paulo em 2016.
Philippe Starck brinca com o editor de HAUS Luan Galani durante visita do francês a São Paulo em 2016.
Algumas entrevistas já estão marcadas. A pastinha do computador batizada de Milão 2017 só engorda ao longo das semanas com as novidades que serão anunciadas. Grupos de WhatsApp caem do céu a todo momento para a troca de informações entre os curitibanos que estarão por lá. Minha gentileza já sabe que deverá ficar no bolso quando tiver apenas 40 minutos para desembarcar em Roma, passar pela imigração e partir para Milão.
Vai estar lá também? Então me escreva no haus@gazetadopovo.com.br. Você pode participar da cobertura em tempo real de HAUS. Não pode ir este ano? Escreva do mesmo jeito com sugestões do que você quer ver. A mala já está quase pronta. O sapato confortável está separado. Meu amigo Philippe Starck me aguarda.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!