Design

Designers nordestinos transformam ícones do sertão em móveis premiados

Sharon Abdalla
16/12/2017 17:00
Thumbnail
Um cacto. Uma bola de basquete. Dunas e falésias nordestinas. Desconexos à primeira vista, estes elementos ilustram a base do trabalho assinado pelo designer André Gurgel e o arquiteto Felipe Bezerra. Há cinco anos à frente do estúdio de design Mula Preta, um dos mais irreverentes e criativos do cenário nacional contemporâneo, a dupla une o lúdico e o sofisticado em peças que exalam a brasilidade, em especial a nordestinidade. O resultado são móveis e objetos com ar despretensioso, como a poltrona Basquete, uma das primeiras a sair do papel. “Existe conceito e funcionalidade [em nossas peças], e quando esta ligação é bem feita as pessoas se identificam”, afirmam os profissionais, que colecionam premiações nos mais importantes eventos de design internacionais, como a A’Design Awards Milan. Confira a entrevista exclusiva que eles concederam à HAUS

Como nasceu a parceria de vocês?

Felipe: Nos conhecemos há cinco anos, quando a empresa de arquitetura e incorporação da minha família, e na qual chefio a equipe de projetos, passou a contratar a empresa do André para fazer maquetes em 3D. Houve uma empatia grande de ambas as partes e identificamos um interesse mútuo em design. [Neste período] o André foi premiado com um trabalho autoral, em Milão. Quando ele voltou da premiação, convidei-o para começarmos um novo projeto. A partir daí, sentamos para desenhar a estratégia de como iríamos erguer uma empresa de design fora do eixo consumidor e produtor, no Sul, uma vez que estávamos em Natal [RN], uma região que não é industrial e que estava à margem deste processo.

E por quê o nome Mula Preta?

André: Quando iniciamos a parceria pensamos em vários nomes, [muitos deles] americanizados. Então o Felipe disse: “a gente é daqui [do Nordeste] e, por mais que estejamos fora do eixo produtor, nossa raiz é essa”. Temos uma sintonia em termos de irreverência e acabou que ele sugeriu: “Por quê não Mula Preta?”. Inicialmente levei um susto, mas este é um nome que marca, que contrasta o sofisticado e o irreverente das peças.
O nome também é inspirado na música [“Moda da Mula Preta”] que Luiz Gonzaga gravou. Optamos então por ele, que marca a nossa nordestinidade, é um nome que quando se escuta não se esquece e que traz o espírito do nosso trabalho. Demonstra a irreverência, a ironia, a brincadeira com as peças e seus nomes. Quando sentamos para desenhar o logo, por sua vez, pensamos na mulinha que se dobra, que é um brinquedo tradicional no Nordeste.

De que forma a brasilidade se manifesta no trabalho de vocês? Ela está mais restrita à cultura nordestina?

Temos peças inspiradas em pranchas de surf, em um pouco da nordestinidade e na nossa vida, no que fizemos lá atrás. O banco Kichute, por exemplo, remete ao [famoso] tênis dos anos 1970 que imitava uma chuteira de futebol, com o qual as crianças iam à escola.

Como é o processo para o desenvolvimento de uma peça?

Felipe: Trabalhamos em escritórios diferentes. O André continua com o estúdio de computação gráfica [VirtuaCG] e eu com o escritório de arquitetura [Felipe Bezerra Arquitetos] e nós nos encontramos uma vez por semana. As peças nascem de um de nós e o outro agrega muito ou, pelo menos, alguma coisa. Um cria a cadeira e, o outro, a versão dela para balanço. Nas reuniões semanais a gente senta para bater papo, rabiscar, e quando vemos temos a peça Cacto, por exemplo. E assim vamos, sem muita rigidez e com uma harmonia grande de aceitar [o que está bom] e jogar fora o que está ruim.

A irreverência é uma marca constante nas peças assinadas pelo Mula Preta. Isso é planejado ou é uma consequência do estilo de vida de vocês?

É um pouco da personalidade, deste nosso jeito brincalhão de ser e do que está na nossa memória. Cacto, Kichute, Basquete e tantas outras peças são fruto de tudo isso e também de coisas da natureza, como a mesa Vitória Régia. Isso faz parte do nosso jeito de ser, não é forçado nem planejado. Se vemos uma nuvem no céu, ela pode virar uma mesa. Quando se fala em design, a primeira imagem que vem à mente costuma ser a de peças com um ar sofisticado.

Como é possível convencer o público a ter mais personalidade em casa a partir de um design que remete a um estilo de vida mais leve, em contra posição à decoração de showroom que costuma nortear os projetos?

Esse é o nosso grande desafio. Sabemos que isto faz com que tenhamos que ralar mais, porque para colocar uma mesa de pingue-pongue na sala a pessoa tem que gostar de design, além de ter espaço para ela. Temos consciência de que estamos quebrando paradigmas, que as pessoas estão começando a encarar nossas peças como de decoração. Existe conceito e funcionalidade, e quando essa ligação é bem feita, harmônica, as pessoas entendem essa ideia e se identificam com ela.

O design brasileiro conquistou seu espaço no mercado internacional nos últimos anos. Na opinião de vocês, o que contribuiu para o reconhecimento do trabalho feito aqui?

Nos últimos anos, o Brasil deixou de ser um país marginal e se tornou um país da moda. A Copa do Mundo e as Olimpíadas fizeram com que o mundo passasse a nos observar e, no meio disso, surgiram expoentes como Jader Almeida e Zanini de Zanine, pessoas competentes que conseguiram se sobressair e emplacar projetos em grandes indústrias, vendendo na Itália, em Paris e Londres. Internamente, as indústrias perceberam que o mercado não compra mais commodities. Todos os fabricantes querem formar um time de meia dúzia de designers para agregar valor aos seus produtos. A valorização do design é clara, a indústria já está vendo isso, e ela precisa ser ampliada para além do móvel.

Qual é a dica que vocês deixam para quem está começando? Seria trabalhar em um escritório de design ou desenvolver uma linguagem própria?

Trabalhar em escritório é fundamental. Nós somos meio autodidatas em design, mas pensamos que trabalhar em escritório é importante para se conhecer a rotina. O caminho que trilhamos qualquer um pode trilhar. Se o design faz parte da pessoa como sentimento, persistência é fundamental. São poucas as fábricas que tem abertura. Então, há de se procurar um caminho, ver o que as pessoas já fizeram e fazer algo que chame a atenção, pois é muito difícil conseguir se destacar com uma banquetinha.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!