PUBLICIDADE

8 feiras de design para ficar de olho no início de 2018

Paris, Milão, Shangai, Colônia: confira as principais feiras de design que serão realizadas no primeiro semestre do ano

Espaço dedicado ao design contemporâneo na Shangai Design 2017. Foto: divulgação

por HAUS

12/01/2018

2018 promete muitas novidades na decoração de interiores, com cores fortes por toda a casa e foco na iluminação. O ano já começa a todo vapor com algumas das maiores feiras internacionais abrindo seus pavilhões já nesta segunda-feira (15).

Confira o calendário do design para o primeiro semestre de 2018 e se programe para acompanhar as novidades!

IMM Cologne

15 a 21 de janeiro

Foto: Reprodução / Koelnmesse Image Database

Exposição de mobiliário faz parte da Furnishing Cologne. Foto: Reprodução / Koelnmesse Image Database

A Exposição Internacional de Interiores de Colônia, na Alemanha, é a primeira grande feira da área do ano. Ela é organizada com três focos. O primeiro é a mostra de design de interiores propriamente dita, a Furnishing Cologne, que neste ano vai focar em inspirações escandinavas, tecidos que buscam montar um ambiente acolhedor e peças clássicas. Os outros pilares da feira são a exposição Das Haus, na qual um artista convidado expõe um trabalho autoral, e um concurso de talentos.

Foto: Reprodução / Koelnmesse Image Database

“Células de luz” marcam a exposição Das Haus 2018, por Lucie Koldova. Foto: Reprodução / Koelnmesse Image Database

Neste ano, o Das Haus convidou a designer tcheca Lucie Koldova a projetar um espaço inspirado na luz. A ideia é apresentar um ambiente formado menos por paredes e demarcado pela manipulação da luz.

Um dos finalistas do concurso de talentos da imm Cologne são os “Honeycomb Carpets”, feitos por Sophia Schulz. A designer usa a técnica de upcycling, utilizando pedaços de tecidos não aproveitados da indústria têxtil para formar padrões fortes. Foto: Schulz/Koelnmesse

Um dos finalistas do concurso de talentos da imm Cologne são os "Honeycomb Carpets", feitos por Sophia Schulz. A designer usa a técnica de upcycling, utilizando pedaços de tecidos não aproveitados da indústria têxtil para formar padrões fortes. Foto: Schulz/Koelnmesse

Maison & Objet Paris

19 a 23 de janeiro 

Feelgood Designs é um dos expositores da feira Maison &Objet. Foto: reprodução/Feelgood Designs

Feelgood Designs é um dos expositores da feira Maison &Objet. Foto: reprodução/Feelgood Designs

130 mil m², 3 mil marcas, 85 mil visitantes. A Maison & Objet está entre as maiores feiras de design de interiores no mundo. Ela acontece em Paris duas vezes ao ano e é dividida em três momentos: Casa, Objetos e Tendências. Estes são divididos em stands de decoração, móveis, iluminação, cozinha, tapetes, exteriores, tecidos e moda.

O evento também conta com 70 palestras, 30 exposições exclusivas e um show-room de tendências. Além disso, a feira dedica um espaço exclusivo aos designers do ano.

Designer de móveis Cecilie Manz é a homenageada desta edição na Maison & Objet. Foto: reprodução

Designer de móveis Cecilie Manz é a homenageada desta edição na Maison & Objet. Foto: reprodução

A homenageada desta edição é a dinamarquesa Cecilie Manz. Seguindo a linha do design escandinavo, ela defende que cada país deve refletir seu próprio estilo de vida. Para isso, é importante incorporar cores fortes às paletas de cinzas. Os móveis que resultam de seu trabalho buscam envolver o equilíbrio entre civilização e natureza.

A Maison & Objet também escolheu seis talentos que despontam na área, todos italianos: Federica Biasi, Antonio Facco, Marco Lavit, Nicora, Kensaku Oshiro, Federico Peri e Guglielmo Poletti.

Cecilie Manz em seu escritório, na Dinamarca. Foto: reprodução/architonic

Cecilie Manz em seu escritório, na Dinamarca. Foto: reprodução/Architonic

Stockholm Design Week

5 a 11 de fevereiro

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Um grande destaque no calendário, a semana anual de design de Estocolmo consiste em eventos e instalações por toda a capital sueca. Essa é a maior feira de design escandinavo do mundo. Ela também coincide com a Stockholm Furniture and Light Fair, feira de móveis e iluminação.

Neste ano, serão mais de 300 expositores, incluindo clássicos do design sueco e jovens designers. Estão confirmadas marcas como Blå Station e Fogia. O evento também incluirá uma mostra com decoração inspirada na cidade de Marrakech.

Design Shanghai

14 a 17 de março

Espaço dedicado ao design contemporâneo na Shangai Design 2017. Foto: divulgação

Espaço dedicado ao design contemporâneo na Shangai Design 2017. Foto: divulgação

Shangai abriga o maior evento de design internacional da Ásia, a Design Shanghai. Em 2017, foram mais de 50 mil visitantes vindos de 70 países. A feira promove uma rede de networking em que jovens profissionais podem conhecer os arquitetos e designers mais influentes do continente.

Em 2018, serão mais de 400 marcas de 30 países. As duas principais apostas da feira estão no Contemporary Design, com novos profissionais apresentando tendências do momento, e a Classic & Luxury Design, que busca atender a alta demanda pelo design atemporal e pelo artesanato autêntico.

Salão de Milão

17 a 22 de abril 

SMM2018_adv_720x505

A semana de design de Milão é a maior do calendário de design. O evento principal é a feira de móveis Salone Internazionale del Mobile, que acontece juntamente com a International Furnishing Accessories Exhibition novamente neste ano. Elas serão divididas em três categorias: Clássico: Tradição no Futuro, Design e xLux.

Serão mais de 2 mil expositores em 2018. Tecnologia, flexibilidade e sustentabilidade serão o foco das mostras do ano. “A grande força do Salone del Mobile é ser a melhor demonstração de criatividade, mas também a atração comercial mais importante do mundo. É assim que trabalhamos para fortalecer o papel de Milão como a capital global da cultura compartilhada, juntando design e inovação”, afirma Claudio Luti, presidente do Salone del Mobile.

A cidade também recebe, nas datas, a EuroCucina e a International Bathroom Exhibition.

NYCxDesign

11 a 23 de maio

Várias áreas do design são contempladas pela feira NYCxDesign, que se espalha por todos os distritos de Nova York. A sexta edição vai trazer, além de arquitetura e design de interiores, mostras de tecnologia, artesanato, moda, entre outros.

A NYCxDesign coincide com a ICFF, a Feira Internacional de Móveis Contemporânea, que acontece no Javits Center de Manhattan.

Clerkenwell Design Week

22 a 24 de maio

Foto: Altro/divulgação

Foto: Altro/divulgação

Londres recebe a maior concentração de showroom de móveis e estúdios de arquitetura e design  em maio. Exposições e festas ocorrem em antigos edifícios vitorianos. Serão oito eventos diferentes cobrindo mobiliário, iluminação, acessórios, design de produtos e tecidos. As instalações são criadas nas ruas e conta com workshops e palestras de influenciadores das áreas.

Foto: Tacchini/Divulgação

Foto: Tacchini/Divulgação

Medellín Design Week

20 a 24 de junho

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Semana de Design de Medellín deste ano vai seguir o tema “o futuro é incerto”. A feira irá contar com designers e arquitetos que vão responder esta questão durante exposições, palestras e eventos em toda a cidade colombiana.

LEIA TAMBÉM

 

PUBLICIDADE