Design

HAUS promove bate-papo com os Irmãos Campana; veja como participar

HAUS
19/04/2017 20:34
Thumbnail

Os irmãos Fernando e Humberto Campana são referência máxima do design brasileiro. Foto: Fernando Laszlo/Divulgação

No próximo dia 27 o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura exposição inédita no Brasil dos irmãos Fernando e Humberto Campana, que são há muitos anos referência máxima do design brasileiro. A HAUS, em parceria com o museu, aproveita a vinda da dupla a Curitiba e organiza um bate-papo com eles sobre sua vida e obra. O evento No Sofá da HAUS acontece no próximo dia 27, das 14h15 às 15h, no pequeno auditório do MON. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas antecipadamente por aqui.
vermelha23.tif
vermelha23.tif
A exposição, que tem curadoria de Consuelo Cornelsen, reúne 130 criações dos designers em uma ambientação temporária exclusiva de 1,5 mil m². O evento celebra 15 anos de existência do museu. “Idealizar e executar esta exposição sobre os Irmãos Campana demonstra a capacidade de ousar e realizar do nosso museu. Assim como entregar aos visitantes conteúdos originais sobre design, arte e arquitetura”, destaca a diretora do MON, Juliana Vosnika.
“Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer”, revela Humberto Campana. “Ele foi uma pessoa que exerceu grande influência no nosso trabalho”. Cinco obras icônicas estarão em destaque, entre elas as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra.
“Haverá desde obras do início da carreira, como três cadeiras da exposição ‘Desconfortáveis’, de 1989, até trabalhos mais recentes”, afirma a curadora. Haverá também uma grande variedade de peças licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Tok&Stock, Alessi, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras, que exemplificam um saudável diálogo entre arte e mercado.

Subversivos na linguagem com foco nos materiais

Há 34 anos, os irmãos Fernando e Humberto Campana se lançaram no universo do design, criando peças de mobiliário inusitadas. Um exemplo é a Poltrona Vermelha, obra mais conhecida dos autores, que fizeram uso de uma corda de tecido trançada de modo único sobre uma estrutura de aço. Esta foi a primeira peça a ser licenciada por uma empresa italiana.
Cordas, couro, metais, madeira, piaçava, acrílico, papelão, vidro, fibras sintéticas e naturais são alguns dos muitos materiais utilizados nas obras presentes na mostra. A partir destes elementos foi feita a curadoria que prioriza a pesquisa dos materiais, que são dispostos de forma cronológica na mostra. “A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, argumenta Consuelo.
O designer Humberto Campana confirma a afirmação, dizendo que “materiais são personagens à procura de um autor”, fazendo referência a um famosa obra de Luigi Pirandello. “Eu vejo os materiais dessa forma. São eles quem vão nos conduzir ao projeto final. A possibilidade de trabalhar com um material novo propõe um diálogo com uma nova estética, um novo conceito. Por isso que eles são importantes no nosso trabalho”, completa.
Além do design de mobiliário, a mostra contará também com trabalhos gráficos dos Irmãos Campana, tais como gravuras e desenhos mais autorais. “Sempre propomos diálogos com a arte. Queremos mostrar esse lado nosso, de fazer pontes entre as disciplinas, e não criar fronteiras. Por isso sugerimos que fossem incluídas nessa exposição os nossos experimentos artísticos”, finaliza Humberto.
SERVIÇO | Exposição no MON: de 27 de abril a 20 de agosto de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingressos a R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!