Design

Inspirada pela avó, designer cria louça pra quem tem Alzheimer

Gazeta do Povo
18/09/2015 14:58
Thumbnail

Projeto Eatwell: designer desenvolveu utensílios para facilitar a alimentação de pessoas com Alzheimer. Fotos: Divulgação

Inspirada pela avó, que tinha mal de Alzheimer, a designer industrial norte-americana Sha Yao criou o projeto Eatwell.  Os pratos, talheres e copos que compõem o conjunto foram especialmente desenvolvidos para facilitar a ingestão de alimentos pelos pacientes que sofrem da doença
A avó de Sha Yao faleceu em decorrência do Alzheimer e a jovem observava a dificuldade que ela enfrentava ao comer. A partir daí passou a frequentar voluntariamente centros médicos para pensar como poderia ajudar outros pacientes.
Sha Yao com a avó, que faleceu em decorrência do Alzheimer.
Sha Yao com a avó, que faleceu em decorrência do Alzheimer.
Depois de pesquisar as necessidades de pessoas nessa situação, a designer criou objetos facilmente manipuláveis, evitando que a pessoa derrube a comida, promovendo a independência e dignidade.
Os copos têm uma base fixadora e as colheres combinam com os ângulos dos pratos, de forma que a comida não caia do recipiente. As cores também ajudam na visualização dos alimentos. Ao todo, são 20 peças.
O projeto contou com o financiamento coletivo obtido pelo site Indiegogo e os interessados podem receber um kit e também fazer doações de diversos valores. Em 2014, Yao ganhou o prêmio Stanford Design Challenge.
No vídeo abaixo Sha Yao explica o projeto:
De acordo com a  Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) cerca de 1,2 milhão de pessoas sofrem da doença no país. O número de pacientes é estimado em 35,6 milhões no mundo. A entidade dedica o mês de setembro, em especial o dia 21, Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, para esclarecer a população sobre como tratar e acompanhar esses pacientes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!