Design

La Chaise: a emblemática criação dos Eames

Eloá Cruz
03/10/2015 18:00
Thumbnail

Clássica poltrona dos Eames, a La Chaise foi inspirada na escultura “Nu Reclinado” de Gaston Lachaise (detalhe). Hans Hansen/Divulgação.

Duas conchas unidas em fibra de vidro, com base em metal e pés feitos de carvalho. A La Chaise (1948), assinada por Charles & Ray Eames é um dos ícones mais emblemáticos do design orgânico. Engana-se quem imagina que a espreguiçadeira é uma simples peça feita com materiais de baixo custo. Seu maior valor está no conceito.
O design escultural foi inspirado na obra “Floating Figure” (1935) – Nu Reclinado — do escultor francês naturalizado americano Gaston Lachaise. A estátua em bronze de curvas sensuais femininas é irreverente: a peça hoje faz parte do importante acervo no MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova York.
Das curvas da elegante mulher moldada por Gaston Lachaise, a icônica cadeira recebeu formas que se encaixam perfeitamente ao corpo. Seja sentado ou reclinado em várias posições, a fibra de vidro se mostra um material incrivelmente confortável. Junto à perfeita funcionalidade, a La Chaise é quase uma 03obra de arte para a sala de estar.
A grande procura da peça na década de 90 fez com que a suíça Vitra se interessasse em fabricar e distribuir o móvel. Hoje a peça completa o acervo do museu da marca, localizado na pequena cidade de Weil am Rhein, fronteira entre Alemanha, Suíça e França.
A La Chaise foi vencedora do Concurso Internacional de Mobiliário de Baixo Custo em 1948, prêmio concedido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. Na época, a cadeira dos Eames foi um dos mobiliários selecionados para entrar no mercado, pois naquele período a prioridade da indústria era dada à produção de armas e produtos bélicos.
Atualmente, a autêntica La Chaise é fabricada e distribuída pela Vitra em várias localidades, mas ainda não há comercialização de peças dos Eames no Brasil pela marca suíça. A cadeira é vendida no site da fabricante por US$ 12.322,70 dólares. É possível encontrar versões da espreguiçadeira em lojas comerciais, mas a qualidade do produto, assim como a originalidade do design e da ergonomia da peça não será a mesma da original – é o que defende a Eames Office. Em Curitiba, a cópia da cadeira pode ser encontrada por até R$ 2 mil

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!