Design

LEGO anuncia blocos sustentáveis feitos com cana-de-açúcar brasileira

HAUS
07/03/2018 20:00
Thumbnail

Foto: Reprodução

Ícone quando o assunto são os blocos de montar, a marca dinamarquesa LEGO anunciou no início de março que passará a produzir as peças do brinquedo com o plástico obtido a partir da cana-de-açúcar, o chamado “plástico verde”. Em comunicado divulgado no site da marca, a empresa destaca que as peças sustentáveis estarão nas caixas de LEGO já em 2018. Neste primeiro momento, a linha será composta por peças que representam folhas, arbustos e árvores.
Foto: reprodução
Foto: reprodução
A iniciativa responde ao compromisso assumido pelo grupo LEGO de utilizar materiais sustentáveis na fabricação dos blocos de montar, que desde a década de 1960 são produzidos com matérias-primas provenientes do petróleo.
“No Grupo LEGO queremos ter um impacto positivo no mundo que nos rodeia e estamos trabalhando arduamente para fazer produtos para crianças usando materiais sustentáveis. Este é um ótimo primeiro passo no nosso ambicioso compromisso de fazer todos os tijolos LEGO usando materiais sustentáveis​​”, disse Tim Brooks, vice-presidente de Responsabilidade Ambiental do Grupo LEGO, no comunicado.
MAIS SOBRE O GRUPO LEGO
As peças sustentáveis serão produzidas a partir do polietileno obtido da cana-de-açúcar e fornecido ao grupo LEGO pela empresa brasileira Braskem. No vídeo de divulgação das peças sustentáveis, inclusive, a empresa faz menção ao país. “Em uma zona tropical no Brasil, uma cana de açúcar balança devagar enquanto espera por uma grande aventura. O que ela não esperava é que se transformaria em blocos de LEGO”, diz o narrador.
Embora seja feito com matéria-prima de origem vegetal e sustentável, o grupo LEGO afirma que “plástico verde” é maleável, durável e flexível e tecnicamente idêntico ao convencional, de forma que as crianças e os pais não irão notar qualquer diferença em relação à qualidade ou aparência dos blocos de montar.
A intenção da marca é que até 2030 as principais peças do brinquedo, assim como suas embalagens, sejam produzidas com materiais sustentáveis.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!