Design

Madeiras brasileiras inspiram coleção de indústria alemã de papéis decorativos

Sharon Abdalla
06/03/2018 21:41
Thumbnail

Foto: Divulgação

A beleza e a tropicalidade das madeiras brasileiras serviram de inspiração para a nova coleção de papéis decorativos da Interprint. Multinacional alemã com fábrica em São José dos Pinhais, a empresa desenvolve os padrões que revestem as chapas de MDF e MDP, utilizadas por gigantes do setor moveleiro, e aposta nas peças tropicais como forma de inovar dentro do mais clássico deles: a madeira.
“Os padrões em madeira normalmente são os de carvalho, nogueira, de árvores de regiões de clima mais frio. Quando falamos em madeiras brasileiras, aparecem padrões exóticos, pouco conhecidos e que, embora tropicais, apresentam um desenho clássico, o que facilita a composição das peças”, destaca Helena Capaz, gerente comercial da Interprint do Brasil.
Designer Maurizio apresenta os padrões em madeira brasileira para os convidados da Design Week Interprint. Fotos: Divulgação
Designer Maurizio apresenta os padrões em madeira brasileira para os convidados da Design Week Interprint. Fotos: Divulgação
Segundo ela, o pedido de alguns clientes pelos padrões de madeiras “tupiniquins” e o crescente espaço conquistado por elas em exposições mundo afora foram os pontos de partida para o desenvolvimento do projeto, cuja linha contempla quatro padrões: freijó, sucupira, imbuia e ipê.
Os padrões foram apresentados ao mercado no fim de fevereiro último, durante a Design Week [Semana de Design] da Interprint, e estão sendo bem recebidos pelo mercado. “Foi um experimento interessante e o resultado nos maravilhou. Estas madeiras são muito ricas em detalhes e os padrões satisfizeram completamente a nós e a nossos clientes. Estou certo de que eles [têm potencial para conquistar também a Europa], por se tratarem de padrões completamente novos para o mercado europeu”, projeta o designer italiano Maurizio Burrato, da Interprint Itália.

Six Pack

Além da linha de madeiras brasileiras, a Interprint também apresentou durante a Design Week sua nova coleção de padrões-chave da marca, a chamada Six Pack. Inspirada nas megatendências relacionadas ao estilo de vida e de consumo a nível global (como o compartilhamento e a reutilização de materiais), a coleção traz seis padrões que vão do clássico ao moderno.
Fot
Fot
Quatro deles têm como base a tradicional madeira com padrões de cerejeira (Hansen), lariço (Delios), carvalho (Artisan OAK) e macieira (Garbo), que visitam tanto o design italiano como o nórdico moderno.
Os outros dois padrões trazem o aço (Aurora) e a pedra (Grid) como base e flertam com os estilos urbano e industrial. Este último é feito a partir de diferentes camadas, o que faz com que os detalhes mudem de acordo com a distância do móvel em relação a quem o visualiza.
Detalhe do padrão
Detalhe do padrão
“Há uma tendência de se utilizar padrões híbridos ao invés do amadeirado unicolor. Os padrões não-amadeirados saíram dos tampos e home theaters para a caixa do móvel e, agora, passaram para a frente das peças”, destaca a gerente comercial da Interprint do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!