Design
Madeiras brasileiras inspiram coleção de indústria alemã de papéis decorativos
Foto: Divulgação
A beleza e a tropicalidade das madeiras brasileiras serviram de inspiração para a nova coleção de papéis decorativos da Interprint. Multinacional alemã com fábrica em São José dos Pinhais, a empresa desenvolve os padrões que revestem as chapas de MDF e MDP, utilizadas por gigantes do setor moveleiro, e aposta nas peças tropicais como forma de inovar dentro do mais clássico deles: a madeira.
“Os padrões em madeira normalmente são os de carvalho, nogueira, de árvores de regiões de clima mais frio. Quando falamos em madeiras brasileiras, aparecem padrões exóticos, pouco conhecidos e que, embora tropicais, apresentam um desenho clássico, o que facilita a composição das peças”, destaca Helena Capaz, gerente comercial da Interprint do Brasil.
Segundo ela, o pedido de alguns clientes pelos padrões de madeiras “tupiniquins” e o crescente espaço conquistado por elas em exposições mundo afora foram os pontos de partida para o desenvolvimento do projeto, cuja linha contempla quatro padrões: freijó, sucupira, imbuia e ipê.
Os padrões foram apresentados ao mercado no fim de fevereiro último, durante a Design Week [Semana de Design] da Interprint, e estão sendo bem recebidos pelo mercado. “Foi um experimento interessante e o resultado nos maravilhou. Estas madeiras são muito ricas em detalhes e os padrões satisfizeram completamente a nós e a nossos clientes. Estou certo de que eles [têm potencial para conquistar também a Europa], por se tratarem de padrões completamente novos para o mercado europeu”, projeta o designer italiano Maurizio Burrato, da Interprint Itália.
Six Pack
Além da linha de madeiras brasileiras, a Interprint também apresentou durante a Design Week sua nova coleção de padrões-chave da marca, a chamada Six Pack. Inspirada nas megatendências relacionadas ao estilo de vida e de consumo a nível global (como o compartilhamento e a reutilização de materiais), a coleção traz seis padrões que vão do clássico ao moderno.
Quatro deles têm como base a tradicional madeira com padrões de cerejeira (Hansen), lariço (Delios), carvalho (Artisan OAK) e macieira (Garbo), que visitam tanto o design italiano como o nórdico moderno.
Os outros dois padrões trazem o aço (Aurora) e a pedra (Grid) como base e flertam com os estilos urbano e industrial. Este último é feito a partir de diferentes camadas, o que faz com que os detalhes mudem de acordo com a distância do móvel em relação a quem o visualiza.
“Há uma tendência de se utilizar padrões híbridos ao invés do amadeirado unicolor. Os padrões não-amadeirados saíram dos tampos e home theaters para a caixa do móvel e, agora, passaram para a frente das peças”, destaca a gerente comercial da Interprint do Brasil.