Design

Maravilhas do design: máquina de lavar roupas que funciona sem sabão

HAUS
27/12/2017 17:00
Thumbnail

A Evanque, criada por um designer indiano, está em fase de testes, não tem previsão de comercialização. Ela utiliza um princípio físico-químico para a limpeza das roupas.

O mundo do design sempre surpreende. Quando ele se une com a tecnologia então, a surpresa vem em dobro. É o caso dessa lavadora de roupa apresentada pelo jovem designer indiano Aditya Patil. Ela simplesmente não usa sabão para deixar as roupas limpas. E a ainda economiza água.
O nome da invenção é Evaque. Ela tem um design moderno e elegante, em nada se assemelha às máquinas de lavar roupa tradicionais. O segredo para não usar sabão está no tambor feito de um vidro especial, que cria uma carga estática quando está em movimento. Essa função, chamada de ‘Ion Wash’, promete retirar e neutralizar a sujeira usando essa carga estática, quando dois tecidos entram em atrito durante o processo. Nesse processo, o designer calcula que seja possível economizar cerca de 20% de água em comparação com um ciclo normal de lavagem.
De acordo com o designer, a Evanque é capaz de lavar diferentes tipos de tecidos e tem dispositivos para tratar roupas delicadas ou com sujeira mais pesada. Há ainda enxágue extra e lavagem rápida. A máquina é toda digital e tem um display que mostra o processo e o tempo restante para o fim do ciclo. A peça ainda está em fase final de desenvolvimento, não valores nem previsão de venda. Mas o desenvolvimento de peças como essa demonstram como o design poderá ajudar na economia de recursos naturais.

Outra alternativa

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
No mercado existem bolinhas que têm função semelhante. Elas fazem sucesso já há alguns. O princípio é parecido: basta colocá-la na máquina de lavar para bater com as roupas e, de acordo com os fabricantes, “as cerâmicas que estão dentro da esfera emitem raios de infravermelho que alteram fisicamente a estrutura molecular da água, formando grupos menores com apenas 5 a 6 moléculas de H2O, reduzindo a tensão superficial da água, facilitando a sua penetração nas fibras dos tecidos para desprender as sujeiras.” As bolinhas custam entre R$ 15 e R$ 20 e duram até mil lavagens.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!