Design

Design das medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno homenageiam cultura coreana

Stephanie D'Ornelas*
22/10/2017 16:00
Thumbnail

A cultura tradicional da Coreia do Sul está expressa em cada detalhe das medalhas. Fotos: Divulgação

Os atletas que receberem as medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, na Coreia do Sul, vão poder carregar no peito um importante símbolo da cultura coreana. O Hangul, alfabeto utilizado na escrita da língua coreana originado no século 15, foi a principal inspiração para a produção das condecorações, assinadas pelo designer sul-coreano Sukwoo Lee.
Para criar a superfície, Lee aplicou uma série de letras tridimensionais que se estendem da face até a borda dos metais e que, unidas, formam o nome do evento esportivo. As saliências se destacam seguindo as formas curvas e planas dos caracteres. O alfabeto pode ser identificado também na parte lateral dos aros.
O peso das medalhas varia de 586 (ouro) a 493 gramas (bronze).
O peso das medalhas varia de 586 (ouro) a 493 gramas (bronze).
As linhas dinâmicas lembram a textura de troncos de árvores e representam ainda a história dos Jogos Olímpicos e a determinação dos atletas que disputam um lugar no pódio. Enquanto um lado das medalhas mostra os anéis olímpicos, o inverso indica o nome da modalidade ao lado do emblema da PyeongChang 2018.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang será em 9 de fevereiro.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang será em 9 de fevereiro.
“Eu me senti muito orgulhoso por ter sido selecionado como o designer dessas maravilhosas medalhas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang”, contou Lee durante a apresentação das peças pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). “Ver as medalhas sendo reveladas ao mundo é um momento fantástico. Eu trabalhei em muitos projetos na minha carreira, mas este, particularmente, é especial pela maneira como representa minha pátria”, complementou.
As fitas são parte igualmente importantes do design. Criadas a partir de um tecido tradicional coreano chamado Gapsa, elas também são decoradas com letras do alfabeto Hangul. As caixas das medalhas foram feitas em madeira com formato arredondado nas bordas, uma referência às curvas elegantemente fluidas da arquitetura tradicional do país.
Apresentação das medalhas aconteceu no Dongdaemun Design Plaza (DDP), um dos edifícios mais famosos de Seul.
Apresentação das medalhas aconteceu no Dongdaemun Design Plaza (DDP), um dos edifícios mais famosos de Seul.
No total, foram fabricadas 259 conjuntos de medalhas, que serão entregues nos jogos disputados entre os dias 9 e 25 de fevereiro de 2018.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!