Design

Designer curitibano é destaque em evento no Canadá

Stephanie D'Ornelas*
11/10/2017 10:28
Thumbnail

Seis unidades da mesa de centro formam uma nova mobília. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.

O designer curitibano Rodolpho Gutierrez, um dos sócios da Boulle Móveis, será um dos participantes da mostra brasileira que integra o World Design Summit 2017 (WDS), um dos principais encontros de design, arquitetura e urbanismo internacional. O congresso será realizado entre os dias 16 e 25 de outubro em Montreal, no Canadá, e irá reunir 50 organizações internacionais. Além disso, deve receber cerca de 30 mil visitantes de 80 países, entre profissionais e público geral.
Para marcar sua participação na mostra, Gutierrez irá levar para o WDS a mesa Brac, desenvolvida especialmente para o evento. O objetivo é o de que ela represente o design brasileiro em cada detalhe.

A mesa

Elaborada com a colaboração do designer Henrique Brack, a mesa de centro é triangular e tem pés torneados à mão em madeira maciça de imbuia. Ela pode ser unida a outras unidades como em um quebra-cabeça, o que permite múltiplas possibilidades de composição e sua adaptação a ambientes de diferentes tamanhos e formatos.
Ao fundo, imagem de  Montréal, onde será realizado o evento. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.
Ao fundo, imagem de Montréal, onde será realizado o evento. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.
“Cada mesa possui três pés, o que, na filosofia chinesa, representa o número perfeito, a junção do céu e da terra”, explica Gutierrez. O designer conta que os pés são propositalmente tortos para fazer uma analogia às pessoas que lutam pela fé e que, mesmo cansadas, conseguem seguir adiante.
O tampo é revestido em couro natural e tem três opções de cores: preto, couro cru e pele marrom. Quando unidas, as mesas se encaixam em formato que remete ao símbolo do Yin-Yang (conceito do taoísmo que expõe as forças opostas do mundo e o equilíbrio) como pontua o designer.
“Esse é o primeiro produto que a Boulle fez com revestimento em couro. Queríamos levar uma peça brasileira, e o couro sempre esteve presente nas peças mobiliárias do país”, lembra Gutierrez.
Mesas serão comercializadas em três opções de cores: preto, couro cru e pele marrom. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.
Mesas serão comercializadas em três opções de cores: preto, couro cru e pele marrom. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.
O designer foi convidado para o World Design Summit pelo Consulado Brasileiro em Montreal por meio do Centro Brasil Design (CBD). “Eu fiquei muito honrado com o convite por eu ser um designer novo – faz quatro anos que estou na Boulle. Nesse meio tempo me formei em design e estou sempre atrás de inovação, e o pessoal do CBD percebeu isso”, avalia.
Guttierrez buscou materiais sustentáveis para a produção das peças. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.
Guttierrez buscou materiais sustentáveis para a produção das peças. Foto: Studio Abruzzo/Divulgação.
As mesas serão comercializadas por unidade, e cada cliente poderá adquirir o número desejado para criar o formato almejado. O móvel será lançado no Brasil na festa do Anuário HAUS 2017, no dia 19 de outubro.

World Design Summit 2017

O pavilhão de design brasileiro, apoiado pelo governo do Brasil, será um dos projetos especiais desta edição do WDS. Nele, estarão expostos projetos que se utilizam de práticas sustentáveis e que mostram a qualidade e inovação da produção nacional. Entre outros nomes brasileiros que integram a exposição estão os designers Cesar Pieri e Luciano Santelli e representantes das empresas Mouton no Ar, Outra Oficina, Ratoroi, LAP Mosaicos e Bossa Nova.
* Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!