Design

MON recebe exposição inédita retratando o design improvável e desconhecido da Polônia

Aléxia Saraiva
13/04/2018 15:00
Thumbnail

Foto: divulgação/MON

As semelhanças entre o design polonês e brasileiro em épocas diversas é o foco da nova exposição aberta no Museu Oscar Niemeyer, “Diálogo Design: Polônia Brasil”. Em cartaz de 13 de abril a 22 de julho, a mostra está dividida em dois momentos: o design gráfico e o design de produtos, permitindo um diálogo com obras dos dois países.
A curadoria da exposição também é uma parceria e traz Magda Kochanowska e Ewa Solarz representando a Polônia e Gabriel Patrocínio, o Brasil. Eles identificaram cinco conjuntos de objetos que representam padrões apresentados pelos dois países nos últimos anos: móveis, vidro, porcelana, objetos relacionados a motivos folclóricos e inovações tecnológicas.
Já os cartazes refletem a autoimagem de ambos tanto através dos 20 trabalhos da Escola Polonesa de Cartazes das décadas de 1960 e 1970 como por trabalhos contemporâneos realizados a convite dos curadores para a exposição. Eles apresentam um contraponto da visão dos designers de cada uma das duas nações.
Cartaz de Robert Czajka, designer polonês, produzido a convite da exposição. Foto: divulgação/MON
Cartaz de Robert Czajka, designer polonês, produzido a convite da exposição. Foto: divulgação/MON
LEIA MAIS SOBRE O MUSEU OSCAR NIEMEYER
“As pessoas acham que o único prato polonês são os pierogis, que a arquitetura polonesa é uma igreja com lambrequins e que o design praticamente não existe. A Polônia é muito mais do que isso: é um país muito moderno, que dentro dos países da União Europeia se destaca pela sua cultura”, afirmou o cônsul-geral da Polônia, Marek Makowski, na abertura da exposição, na última quinta-feira (12). Ele reitera ainda que o país eslavo tem uma cultura muito rica e milenar e que, através desse legado histórico, consegue trabalhar na modernidade.
Apesar de trazer quantitativamente mais trabalhos poloneses, há uma amostragem significativa de Brasil, incluindo dois estúdios curitibanos, como ressaltou Patrocínio na abertura da mostra. São eles Furf Design Studio e Holaria.
O Gramophone é um dos representantes curitibanos da mostra, com design de EstúdioPellanda-Ecker e fabricação da Holaria. Foto: divulgação/MON
O Gramophone é um dos representantes curitibanos da mostra, com design de EstúdioPellanda-Ecker e fabricação da Holaria. Foto: divulgação/MON
Diretora-geral do MON, Juliana Vosnika explica que essa exposição vem para reforçar que o design faz parte da linha curatorial do museu. “O Museu Oscar Niemeyer e é um museu dedicado às artes visuais, à arquitetura e ao design. E é nossa função, obrigação e também satisfação realizar exposições de design todos os anos“, afirmou.
Máscaras, 2011, por Ewa Bochen e Maciej Jelski, do estúdio Kosmos Project. Foto: divulgação/MON
Máscaras, 2011, por Ewa Bochen e Maciej Jelski, do estúdio Kosmos Project. Foto: divulgação/MON
A realização da exposição traz como parceiro o Instituto Adam Mickiewicz / Culture.pl, de Varsóvia, que promove a cultura polonesa no exterior.
A mostra está aberta até o dia 22 de julho, na sala 11. O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada inteira custa R$20.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!