Design

5 destaques da maior feira de design escandinavo do mundo

HAUS
26/02/2018 17:49
Thumbnail

Feira aconteceu dos dias 6 a 10 de fevereiro em Estocolmo, na Suécia. Foto: Reprodução/Medium

Para os fãs do design escandinavo, não há melhor data no calendário do que a Semana de Design de Estocolmo, maior evento de referência no estilo. A edição de 2018 ocorreu na capital sueca de 6 a 10 de fevereiro. Ela compreende dois eventos distintos: a feira de móveis e a feira de iluminação, trazendo tendências para ambos e concentrando mais de 300 marcas do mundo todo.
Conheça 5 dos maiores destaques apresentados no evento!

Redesign de clássicos

Foto: reprodução/Dezeen
Foto: reprodução/Dezeen
Várias peças de design clássicas lançadas ao longo das décadas 1950, 1960 e 1970 ganharam nova vida nesta edição da feira. Elas começaram a ser produzidas novamente pela primeira vez em muitos anos. Marcas como Carl Hansen & Son e Warm Nordic foram algumas das que apresentaram esses relançamentos.
Marcas também apresentaram diversas releituras de peças icônicas de anos anteriores. É o caso da Fjordfiesta, marca norueguesa que já lançou vários redesigns de peças de Hans Brattrud.

Luminárias em aço

Foto: reprodução/
Foto: reprodução/
Dentro da feira de iluminação, que também integra a semana de design de Estocolmo, luminárias minimalistas em aço chamaram a atenção com várias novidades. A linha Apollo, da marca sueca Pholc, por exemplo, foi inspirada no prumo — instrumento usada para medir a verticalidade de um objeto.
Já a linha The Alphabeta, apresentada pela Hem, brinca com várias possibilidades. São oito possibilidades de formatos e quatro cores diferentes, resultado em uma enorme pluralidade de resultados finais. O design é de Luca Nichetto.
Coleção The Alphabeta. Foto: divulgação/Hem
Coleção The Alphabeta. Foto: divulgação/Hem

Dominó

A tendência do mix & match tinha mostrado que vem com força no design de interiores já nas primeiras feiras de design do ano, como a Imm Cologne, na Alemanha, e a Maison et Objet, na França. A possibilidade de combinar diferentes peças de mobiliário para montar infinitas opções de sofás e peças para sala também teve seu lugar em Estocolmo.
Ola Giertz foi uma das designers que trouxe a ideia para a feira, lançando sua linha de sofás com inspiração em algarismos digitais. A coleção tem quatro tipos de encosto e um assento, além de diversas cores, que podem ser combinados de maneiras diversas.

Multiuso

Dinamarquesa Hay investe em móveis que podem ser usados tanto em casa como em escritórios. Foto: divulgação
Dinamarquesa Hay investe em móveis que podem ser usados tanto em casa como em escritórios. Foto: divulgação
O showroom da marca dinamarquesa Hay foi dedicado a mostrar como os mesmos móveis podem compor ambientes domésticos ou executivos. A linha Triangles apresenta móveis leves e otimizados para deslocamentos, que estão disponíveis em várias cores. São mesas, poltronas e estantes que podem ser usadas em diversos ambientes.
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Inspiração asiática

Alunos da Beckmans College of Design em Estocolmo puderam expor alguns de seus projetos na feira da capital, com seis desenhos inéditos para as marcas suecas Blå Station, Gärsnäs, Johanson Design, Källemo, Massproductions e Materia.
O resultado trouxe móveis que brincaram com inspiração japonesa, tanto no formato da poltrona Fortuna, que lembra um biscoito da sorte, como no biombo separador de cômodos para a marca Massproductions.
Biombo "escultural" foi feito para a marca Massproductions pelas designers Lisa Lindh e Klara Hedengren. Foto: reprodução/Pinterest
Biombo "escultural" foi feito para a marca Massproductions pelas designers Lisa Lindh e Klara Hedengren. Foto: reprodução/Pinterest

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!