Design

Projeto social transforma restos de muros grafitados em joias exclusivas

HAUS
07/01/2018 11:00
Thumbnail

Fotos: Rebel Nell/Divulgação

A força do grafite não vive apenas nos muros.  Agora um grupo de designers da marca Rebel Nell, de Detroit, nos Estados Unidos, tem reutilizado restos de grafites antigos para desenvolver uma linha exclusiva de joias.  E como se a ideia já não fosse suficientemente brilhante, o grupo resolveu empregar mulheres em situação de rua para realizar parte do trabalho.
A ideia surgiu depois que seus criadores viram grafites cobertos de tinta e de novos desenhos em diversas áreas da cidade e resolveram dar um novo fim àquelas artes.
Além de pagar um salário, a empresa oferece apoio psicológico e aula de planejamento financeiro às funcionárias, para que consigam sair das ruas e ser independentes. Das 15 mulheres que já foram contratadas, seis terminaram seus ciclos dentro da empresa, conseguiram novos empregos e retomaram suas vidas.
Até hoje a marca já deu vida nova a centenas de grafites de quatro áreas da cidade. A saber, Dequindre Cut (uma área com vocação ferroviária da cidade e diversas pontes), Grand River Creative Corridor (parte de um bairro revitalizado por galerias a céu aberto), região sudoeste da cidade (que abriga programas sociais voltados à juventude e à arte) e Flint (com paredões de concreto que serve de telas para os artistas e as comunidades).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!