Design

Referência em design, Firma Casa apresenta novos mobiliários exclusivos

Luan Galani
28/10/2016 16:20
Thumbnail

Coletivo formado pelo casal Andrea Zambelli e Nat Wilms se inspira na cultura paulistana para produção de mobiliário autoral, que está em exposição na Firma Casa. Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação | Ruy Teixeira br

Uma das maiores referências em design, a loja paulistana Firma Casa, que conta com concepção artística e paisagismo dos Irmãos Campana, exibe com exclusividade sete peças de mobiliário do coletivo ítalo-alemão Hillsideout.
As criações unem técnicas tradicionais da marcenaria italiana, madeira brasileira e materiais supercontemporâneos, como acrílico e resina.
Elas estarão em exposição por três meses no que a loja chama de sua primeira residência artística, em que a loja oferece aos profissionais um espaço articulador de experiências, estimulando novas possibilidades de se pensar e fazer design na atualidade.
Esse lugar foi uma carpintaria típica localizada na efervescente Vila Madalena, onde os designers Andrea Zambelli e Nat Wilms deram vida aos produtos.
Entre os móveis desenhados e confeccionados pela dupla durante a sua estadia no país estão mesas de tamanhos diversos, um banco e um armário.
A dupla escolheu madeiras tipicamente brasileiras, como jequitibá, muiracatiara e freijó. “Nós temos madeiras maravilhosas na Europa, mas nada se compara com as madeiras da Amazônia. Aqui, temos madeiras com cores incríveis, como o roxinho e a imbuia. Elas são mais duras e exigem um trabalho mais intenso”, afirmam.
Durante os estudos e a busca de referências, Andrea e Nat descobriram o cobogó brasileiro, elemento arquitetônico que possibilita uma iluminação natural e parcial de ambientes internos, dotando-os de uma sutil privacidade e permitindo a ventilação.
A dupla internacional enxergou nos cobogós semelhanças formais com o alfabeto tupi-guarani, descoberta recente que fizeram ao pesquisar também os pichos e grafismos típicos da capital paulista.
Os designers transferiram então alguns desses ideogramas a placas de acrílico que formam mosaicos no tampo de uma das mesas.
Em alusão às palafitas – edificações comuns de regiões alagadiças da Amazônia, construídas de modo a evitar a correnteza dos rios -, o móvel traz ainda pés de acrílico transparente, que dão à peça uma leveza peculiar.

Serviço

Local: Firma Casa
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.487, São Paulo
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 14h
Entrada: gratuita

LEIA TAMBÉM

Philippe Starck assina hotel em São Paulo com homenagem madura ao Brasil

Saiba por que você deve visitar Roterdã

Roupas velhas viram móveis de design sustentáveis

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!