Design

Você já pode ter um ar-condicionado compacto e portátil; conheça

HAUS
27/09/2017 10:30
Thumbnail

Foto: Evapolar/Reprodução

Não é segredo para ninguém que o Brasil, país tropical, passa por verões intensos. Ainda assim, nem todos os imóveis vêm equipados com sistemas de ar condicionado. Instalar um equipamento assim nem sempre é fácil, principalmente se for de última hora: os preços ficam mais altos, os prazos aumentam, e ninguém gosta de ter uma obra daquelas em casa. Cada vez mais, estão surgindo alternativas para aqueles que desejam um ar-condicionado moderno, e adaptado ao dia a dia.

Evapolar

Uma startup russa criou este equipamento com dimensões de 16 centímetros, que pesa menos de 2 kg. Desta forma, pode ser carregado na mochila para qualquer lugar. Ele funciona à base de energia e água, que precisa ser abastecida a cada seis ou oito horas. Neste meio tempo, o Evapolar é capaz de resfriar uma área de até 4 m² para 17ºC. Se o tanque, de 710 ml, esvaziar, o ar continua funcionando com um ventilador comum. O Evapolar possui o valor de US$ 250.
Foto: Evapolar/Reprodução
Foto: Evapolar/Reprodução

Noria

Outra opção é o Noria, desenhado pelo engenheiro mecânico Kurt Swanson e sua equipe e desenvolvido por meio do Kickstarter, uma plataforma de financiamento coletivo. Este não é tão portátil quanto o Evapolar, pois funciona apenas quando ligado à uma janela. Ele pode ser controlado pelo aplicativo, para IOS ou Android, e a sua proposta é de facilitar a instalação e manutenção do aparelho. Por isso, possui um design moderno, simples e interativo, um suporte próprio para instalação e é facilmente manipulado. O Noria custa US$ 440.
Foto; Noria/Reprodução
Foto; Noria/Reprodução

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!