Estilo & Cultura

Esses dez monumentos podem desaparecer em 2018; saiba o porquê

HAUS
31/10/2017 21:00
Thumbnail

332 Takiyat al-Gulshani, Islamic Cairo August 2017, Cairo, Egypt. | © Matjaz Kacicnik/WMF

Conflitos políticos, fenômenos naturais e ameaças econômicas estão colocando em risco monumentos históricos por todo o planeta. Esses locais datam desde a pré-história até o século 20 e carregam valores históricos e culturais de seus povos. Para chamar atenção para o risco a que estão expostas estas construções, o World Monuments Watch, fundação privada sem fins lucrativos que auxilia na preservação deste monumentos, elaborou uma lista com os mais ameaçados na atualidade. Confira quais são dez deles nesta seleção de HAUS:

Government House

Site: Government House<br>Country: Antigua and Barbuda<br>Caption: Government House Front Facade<br>Date: 13 April, 2015<br>Photographer: Courtesy Philip Logan, AIA, AP LEED
Site: Government House<br>Country: Antigua and Barbuda<br>Caption: Government House Front Facade<br>Date: 13 April, 2015<br>Photographer: Courtesy Philip Logan, AIA, AP LEED
A Government House (ou Casa do Governo, em tradução livre) fica no centro de St. John’s, capital de Antígua e Barbuda, país formado por mais de 30 ilhas situadas entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico. A construção serve de residência oficial do governo geral das ilhas desde 1800 e tem sofrido com mudanças nas condições climáticas, como calor, secas, furacões e terremotos.

Ramal Talca-Constitución

Foto: Erick Cespedes
Foto: Erick Cespedes
O Ramal Talca-Constitución faz parte do sistema ferroviário que integra o Chile. Ele é a última ferrovia de bitola estreita e a última ferrovia rural de passageiros do país latino-americano. Em 2017, incêndios florestais danificaram parte dos trilhos, além de diversas estações.

Eliyahu Hanavi Synagogue

Foto: Roland Unger<br>
Foto: Roland Unger<br>
Eliyahu Hanavi Synagogue é uma das duas sinagogas restantes em Alexandria e representa o testemunho de uma comunidade judia desaparecida. A construção é uma das maiores sinagogas do Oriente Médio e, após ter parte do telhado corrompido, sofre com infiltrações.

Takiyyat Ibrahim al-Gulshani

332 Takiyat al-Gulshani, Islamic Cairo August 2017, Cairo, Egypt.
332 Takiyat al-Gulshani, Islamic Cairo August 2017, Cairo, Egypt.
Primeira base religiosa estabelecida no Cairo (Egito) após a conquista otomana, em 1517, Takiyyat Ibrahim al-Gulshani também teve função residencial. A construção sofre com limitações financeiras, terremotos, pilhagens e mudanças nas estruturas administrativas religiosas da região.

Al-Hadba’ Minaret

Foto: FADEL SENNA/AFP/Getty Images
Foto: FADEL SENNA/AFP/Getty Images
O minarete da Grande Mesquita de al-Nuri fica na cidade velha de Mosul, no Iraque. Parte de um complexo religioso que incluía uma mesquita e uma madrassa, o monumento possuía 45 metros de altura. Em meio a conflitos civis no país, o Estado Islâmico usou a mesquita de al-Nuri para proclamar o estabelecimento de um califado mundial. Neste ano, o grupo detonou explosivos no local.

Amatrice

Foto: MIBACT
Foto: MIBACT
A cidade de Amatrice, na Itália, teve suas construções abaladas desde que uma sequência de terremotos atingiu a região central do país, em 2016. O campanário da igreja medieval de Sant’Emidio foi uma das poucas construções que resistiu aos tremores. Nela estava alojado o museu da cidade, Cola Filotesio, que fazia homenagem a um artista renascentista de Amatrice.

Sukur Cultural Landscape

Foto: Dipo Alafiatayo
Foto: Dipo Alafiatayo
A pátria de Sukur está localizada na fronteira norte entre os estados modernos da Nigéria e Camarões. Historicamente, a comunidade pratica a agricultura de terraço e produz ferro na região, graças à disponibilidade de magnetita e minério de ferro. Desde 2013, o povoado está ameaçado pela insurgência islâmica do grupo terrorista Boko Haram, que invadiu o local, incendiou casas e roubou bens.

Cerro de Oro

Foto: Francesca Fernandini
Foto: Francesca Fernandini
O sítio arqueológico do Cerro de Oro está localizado a apenas 140 km ao sul de Lima, na província de Cañete, no Peru. Com 150 hectares e vista para o Oceano Pacífico, as escavações revelaram três períodos distintos de ocupação ao longo de mil anos. Atualmente, a região sofre com saque intenso de suas relíquias, desinvestimento e invasão ilegal da terra.

Souk of Aleppo

Foto: The Asahi Shimbun via Getty Images
Foto: The Asahi Shimbun via Getty Images
Os souks de Aleppo, na Síria, eram o coração de uma cidade que remete ao comércio. Nesses mercados eram encontradas desde especiarias e doces tradicionais até artigos têxteis, tapetes e o famoso sabão Aleppo. O local foi destruído por um incêndio em 2012, em meio a combates entre forças do governo sírio e insurgentes.

Blackpool Piers

Foto: Gidzy
Foto: Gidzy
Blackpool Piers é um destino de férias tradicional na costa do Mar da Irlanda. Seus pilares, assim como outras atrações, fizeram com que o local passasse a ser muito visitado e querido pelos turistas, que tornaram a caminhada no cais uma das atividades mais populares entre os visitantes da costa britânica. Atualmente, porém, o local sofre com o aumento do nível do mar e tempestades causadas pela mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!