Estilo & Cultura

15 cinemas que são verdadeiras obras de arte, e que você pode visitar

Aléxia Saraiva
09/03/2018 19:00
Thumbnail

Cinema todo em art déco na cidade de Orinda, nos Estados Unidos. Foto: Franck Bohbot/Reprodução

Registrado em 1895 pelos Irmãos Lumière, o cinematógrafo foi uma invenção que revolucionou o século que estava por vir. Desde então, as maneiras que as pessoas assistem aos filmes com o passar do tempo mudam constantemente, tendo saído das exclusivas salas de cinema para VHS, DVDs e serviços de streaming, como Netflix.
Mesmo assim, nenhuma dessas experiências é tão charmosa quando comprar um ingresso e entrar em um cinema — e não é para menos que esse momento é retratado tantas vezes na próprios filmes.
Mas e quando o próprio cinema já é uma obra de arte? Reunimos 15 dos cinemas mais lindos já construídos no mundo, todos ainda funcionando. Confira!

Orinda Theater, Orinda

Cinema todo em art déco na cidade de Orinda, nos Estados Unidos. Foto: Franck Bohbot/Reprodução
Cinema todo em art déco na cidade de Orinda, nos Estados Unidos. Foto: Franck Bohbot/Reprodução
Uma das joias da pequena cidade de Orinda, na costa oeste dos Estados Unidos, é seu cinema. O Orinda Theater foi inaugurado em 1941 com a projeção do clássico Texas, que estreava naquele ano. Desde então, a casa nunca fechou.
Projetado no estilo art déco, o espaço tem 800 poltronas em veludo vermelho. As paredes são decoradas com murais pintados por Anthony Heinsbergen, famoso designer de interiores americano que era especializado em dar vida a cinemas dos anos 1940. Elementos geométricos e móveis de época decoram todo o ambiente.
Em 1982, o Orinda Theater começou a fazer parte do Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos como um dos prédios de interesse histórico e arquitetônico que merecem ser preservados no país.
Foto:
Foto:

Sci-fi Dine-in Theater, Disney’s Hollywood Studios, Orlando

Foto: Joe Penniston
Foto: Joe Penniston
Não há como negar o charme existente nos cinemas de Drive-In. Essa atmosfera foi recriada para abrigar o Sci-fi Dine-in Theater Restaurant, dentro do complexo de parques de diversão da Disney World, em Orlando. O ambiente inspirado na Hollywood dos anos 1950 funciona como restaurante enquanto passa filmes clássicos de ficção científica.
Um carro clássico conduz os espectadores à sua própria “mesa automobilística”. A decoração é toda em estilo vintage kitsch debaixo de um céu artificial cheio de estrelas. Para acompanhar essas sessões únicas, é necessário um ingresso para o parque Disney Hollywood Studios.
Foto: Joe Penniston
Foto: Joe Penniston

Cinema Paradiso, Ilhas Maldivas

Foto: Stevie Mann/Courtesy of Soneva Jani
Foto: Stevie Mann/Courtesy of Soneva Jani
O próprio conceito do Cinema Paradiso já é inusitado: chamado de “cinema silencioso”, os espectadores usam fones de ouvido que funcionam via Bluetooth para acompanhar o filme que corre na tela.
Instalado no resort Soneva Jani, nas Ilhas Maldivas, os filmes são acompanhados de pipoca e champanhe. Os espectadores são acomodados em espreguiçadeiras à beira da água transparente do Oceano Índico. O design da “sala de cinema” fica por conta da paisagem natural da ilha.

Urania National Film Theatre, Budapeste

Criado muito antes de salas comerciais aparecerem na Hungria na metade dos anos 1990, só depois do fim da União Soviética, o Urania National Film Theatre se parece mais com teatro da Broadway do que uma mera sala de cinema.
Com 425 lugares, grandes espelhos e um teto dourado de onde pende um grande lustre, o local foi construído no final do século 19 para abrigar concertos musicais, mas posteriormente foi adaptado para projeções de filmes.
Foto:
Foto:

Cine Doré Filmoteca Española, Madri

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
O Cine Doré é uma das sedes da Filmoteca Espanhola. Foi inaugurado em 1923 e leva toda uma arquitetura modernista assinada pelo arquiteto Críspulo Moro Cabeza. A decoração do interior ficou por conta de Francisco Garriga, considerado um mestre à época. Por três décadas inteiras o prédio foi importante espaço cultural de Madri.
O espaço ficou fechado de 1963 a 1982, quando foi adquirido pela empresa Corporación Municipal com o interesse de preservar o seu valor arquitetônico e cultural. Houve então uma grande reforma e o cinema reabriu em 1989 da forma como funciona até hoje.
Foto: Reprodução/Kike Para
Foto: Reprodução/Kike Para

Electric Cinema, Londres

O cinema que fica no adorável bairro de Notting Hill, em Londres, é frequentemente escolhido como o melhor da cidade. São 65 largas poltronas de couro vermelho com abajures individuais que criam um clima vintage às sessões. Sofás para duas pessoas estão disponíveis nas primeiras e últimas fileiras da sala. O toque final fica por conta de cobertores de caxemira oferecidos aos espectadores.
Ele existe desde 1910, sendo um dos mais antigos cinemas da cidade ainda em funcionamento. Em 2000, passou por uma grande reforma que trouxe todo o luxo que a sala ostenta. No local também funciona um bar onde se pode garantir lanches e bebidas para as sessões. Sua programação vai dos clássicos da sétima arte aos lançamentos mais recentes.

Matadero, Madri

Foto: reprodução/Cineteca Matadero
Foto: reprodução/Cineteca Matadero
O nome do cinema dá a dica do que antigamente funcionava no local: um abatedouro. Completamente reformado, desde 2006 o Matadero Madrid funciona como um centro cultural. Um dos seus destaques é a Sala Aczona, batizada em homenagem ao roteirista espanhol Rafael Azcona e inaugurada em 2011
A sala de cinema é dedicada quase que exclusivamente à exibição de filmes de não-ficção, seja documentários ou curtas independentes. O que chama a atenção são as luzes douradas que dão um ar único ao local.

Castelo de Ashford, County Mayo

Foto: Kelvin Gillmor/Courtesy of Ashford Castle
Foto: Kelvin Gillmor/Courtesy of Ashford Castle
A antiga mansão da família Guinness, construída no século 13, se transformou em hotel de luxo no começo do século 20. O Castelo de Ashford, além de oferecer estadias únicas na Irlanda, conta com uma das salas de cinema mais charmosas do mundo. O espaço tem exibições diárias de filmes de todos os gêneros.
São 32 poltronas vermelhas cercadas por cartazes de filmes vintage. O hotel se vangloria de várias personalidades que já passaram por ali para apreciar o conforto da sala: Russell Crowe, Brad Pitt e John Travolta.

The Soho Hotel, Londres

Foto: Courtesy of The Soho Hotel
Foto: Courtesy of The Soho Hotel
Duas salas de cinema fazem parte do Soho Hotel, uma com 100 e outra com 45 lugares. As poltronas de couro dão um toque suntuoso. Com alta qualidade de projeção e de som, os espaços são usados para exibições privadas, lançamentos exclusivos e apresentações corporativas.
Além disso, outra opção para conhecer as salas são os cineclubes oferecidos pelo hotel. Por 40 libras (R$ 180) por pessoa, o hotel oferece uma refeição de três pratos (seja no almoço, jantar ou ainda no clássico chá das cinco britânico) seguida de uma sessão de cinema exclusiva. O serviço também é oferecido na versão infantil todo último domingo do mês, com a opção de acompanhar um generoso brunch.

Puskin Art Cinema, Budapeste

Foto: Budapest Film
Foto: Budapest Film
Budapeste entra novamente na lista dos cinemas mais bonitos com esse que já levou o título de maior cinema da Europa. O Puskin Art Cinema está em funcionamento desde 1926. Desde então, já passou por diversas restaurações, mas sempre preservou a arquitetura e o design interior originais.
A decoração foi feita pelo escultor Sándor Krisztián, famoso pela sua contribuição em diversos hotéis das redes Astoria e Bristol. As três primeiras salas de cinema são batizadas em homenagem a clássicos da história do cinema: Metrópolis, Amarcord e Körhinta (filme húngaro). Em 2013, mais duas — Annie Hall e Mephisto — foram adicionados ao complexo.
Foto: Bódis Krisztián/We Love Budapest
Foto: Bódis Krisztián/We Love Budapest

The Orange Cinema Club, Pequim

Foto: reprodução/archinect
Foto: reprodução/archinect
Este cinema de Pequim foi projetado a pedido de uma das maiores produtoras cinematográficas asiáticas, a Orange Sky Golden Harvest, e é usado exclusivamente para sessões fechadas e shows privados.
Inspirado na cultura tradicional chinesa misturada à tecnologia moderna, o espaço conta não só com salas de cinema VIP como dois bares e três outros auditórios. Todos os elementos usam tons de rosa, preto e laranja, criando um ambiente único. O projeto foi desenhado por Robert Majkut.
Foto:
Foto:

UGC De Brouckère, Bruxelas

Reprodução: Trip Advisor
Reprodução: Trip Advisor
Já imaginou uma sala de cinema tão linda a ponto de virar patrimônio cultural do país? Esse é o caso do Grand Eldorado, uma das salas do cinema UGC de Brouckère que fica no coração da Bélgica.
O cinema existe desde 1906. A sala especial foi arquitetada por Marcel Chabot e desenhada no estilo art déco. As paredes levam esculturas de Maurice Wolf de Van Neste, um artista do Congo que ficou famoso nos anos 1930. Como se não bastasse o luxo, a ostentação continua na sua capacidade: a sala tem 766 lugares e uma tela de 130 m².
Detalhe da sala Grand Eldorado, com esculturas por . Foto: reprodução
Detalhe da sala Grand Eldorado, com esculturas por . Foto: reprodução

Curzon Mondrian, Londres

Foto: Niall Clutton/Courtesy of Curzon Mondrian London
Foto: Niall Clutton/Courtesy of Curzon Mondrian London
Com apenas 56 lugares, o Curzon Mondrian London tem a fama de atrair tanto amantes do cinema como amantes do design. As salas possuem projeção digital em qualidade 4K, sistema de som com tecnologia de ponta e assentos luxuosos. Espectadores que chegam meia hora antes das sessões têm um cardápio à disposição.
Localizado dentro do hotel de mesmo nome, o espaço funciona como um cinema comum, com títulos recentes nacionais e internacionais em cartaz. A sala funciona sextas, sábados e domingos.
Foto:
Foto:

Newport Ultra Cinema, Manila

Foto: reprodução/
Foto: reprodução/
Localizado no Resorts World Manila, as três tecnológicas salas de cinema do Newport Ultra Cinema 1 ficam na capital das Filipinas, em Manila. O cinema oferece serviços de mordomo e possui cabines para casal com assentos reclináveis.
Nos finais de semana, a sala exibe 24 horas ininterruptas de lançamentos locais e internacionais. Interessados podem reservar ingressos diretamente no site do resort.

Ham Yard Hotel’s Ham Yard Theater, Londres

Foto: Simon Brown/Courtesy of Ham Yard Hotel
Foto: Simon Brown/Courtesy of Ham Yard Hotel
.Também localizado dentro de um hotel londrino, o Ham Yard Theater conta com 190 lugares. As cores da sala são peculiares e dão uma atmosfera multicolorida: são paredes com luzes de neon azuis, poltronas cor de laranja e cortinas de seda rosa fúcsia que cobrem a tela de 46 m².
A sala funciona sob aluguel (840 libras ou R$ 3.800 por hora), com adicional de custo caso a projeção seja em 3D. Um cardápio exclusivo de doces fica à disposição dos espectadores.
Foto:
Foto:

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!