Estilo & Cultura

6 dicas para manter a lavanderia organizada

Eloá Cruz
21/05/2016 01:00
Thumbnail

No projeto de Karla Obeid, armários fechados mantêm a organização e a cor clara uniformiza o ambiente.

Se antes elas eram escondidas e fechadas a sete chaves, as lavanderias passaram a aliar sua funcionalidade ao estilo de vida e das casas contemporâneas. Primeiro, que muitas vezes este ambiente está integrado à cozinha nos imóveis menores e, hoje, não se pode mais desperdiçar nenhum espaço. Por isso mesmo, quanto mais prática e organizada a lavanderia for, melhor.
Selecionamos três projetos, assinados pelas arquitetas Karin Brenner e Helaine Góes Pinterich e pela designer de interiores Karla Obeid, que mostram soluções eficientes para deixar esse espaço superfuncional. Confira e aplique em casa.
LEIA TAMBÉM
1. Tudo em ordem
A proposta é ter tudo armazenado de forma organizada. Na maior parte dos projetos, já fica definido o que vai aonde. O melhor é seguir esse planejamento para evitar a bagunça e a mistura dos setores. Lembre-se de deixar lugar para os produtos (de roupas e limpeza de casa separados) e para as roupas (limpas e sujas), além dos apetrechos do espaço, como tábua de passar e vassouras.
2. Otimização
Pense em artifícios que ajudem a otimizar o espaço. Como geralmente esses ambientes são pequenos, vale optar, por exemplo, por uma máquina que lava e seca. Outra ideia é aproveitar a mesma bancada da cozinha como área de trabalho para a lavanderia. O ideal, neste caso, é ter uma divisória pequena de vidro ou outro material, para delimitar os ambientes, mas mantendo a integração.
Normalmente usar móveis planejados ajuda a ocupar melhor o espaço e define as áreas de trabalho, como onde vai ficar a tábua de passar e o varal suspenso.
3. Cor
Cores claras passam a sensação de limpeza. A ideia então foi investir em móveis e revestimentos claros. Nesta lavanderia, a reforma transformou a escura área de serviço num lugar mais iluminado e agradável.
Helaine Góes aproveitou para integrar as bancadas da cozinha e lavanderia, delimitando os espaços com uma divisória em vidro.
Helaine Góes aproveitou para integrar as bancadas da cozinha e lavanderia, delimitando os espaços com uma divisória em vidro.
4. Ideias
Em casas de mais de um pavimento, pode ser uma boa ideia criar uma conexão entre a área de serviço e um outro cômodo no andar de cima, para facilitar a ida de roupa suja ao cesto. Outra dica é instalar a central de gás ou de aquecimento no projeto de mobiliário, para que se evitem muitos elementos e se preserve a estética do local.
5. Material
Fique de olho nos materiais que você vai usar no cômodo. Pense sempre na praticidade e funcionalidade. O tanque de resina, por exemplo, acumula menos sujeira e é resistente. Revestimentos cerâmicos e tintas à prova d’água são mais indicados por tratar-se de uma área úmida. Quanto aos metais, dá para investir em torneiras móveis, que são mais maleáveis, vão do tanque ao balde e ajudam na limpeza.
6. Revestimento
O uso de papel de parede colorido alegrou o espaço. Afinal, quem disse que lavanderia tem que ser revestida somente com cerâmica ou pastilhas? Mas atenção, se for usar o material no ambiente, escolha um modelo com proteção à umidade.
Karin Brener assina o projeto com espaços delimitados, conexão entre andares e peças de decoração mais vistosas.<br>
Karin Brener assina o projeto com espaços delimitados, conexão entre andares e peças de decoração mais vistosas.<br>

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!