PUBLICIDADE

Roteiro: 9 portas que contam um pouco da história de Curitiba

Uma das partes mais chamativas das fachadas, portas ricas em detalhes dão charme às casas e prédios de Curitiba

Portas dão charme às fachadas da cidade

por Felipe Martins*

09/02/2017

Se a primeira impressão é a que fica, muitas casas e edifícios de Curitiba desempenham um ótimo trabalho na recepção de visitantes e moradores que passam pelos arcos da entrada. Seja de madeira, de metal, com vidro ou muitos detalhes, a cidade conta com inúmeros exemplares de portas que chamam a atenção, seja pela aparência ou pela história que guardam.

Confira sugestões de locais da cidade em que é possível observar as portas, e até fotografar para postar no Instagram.

Casa David Carneiro

Embora apenas a fachada da casa tenha sobrevivido, o local abriga um museu sobre David Carneiro, um dos grandes industriais da erva-mate do Paraná. Além de conferir a porta, quem passar por lá pode observar detalhes da arquitetura neocolonial.

A casa fica anexa ao Hotel Pestana, no centro da cidade, e recentemente teve a fachada restaurada (Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

A casa fica anexa ao Hotel Pestana, no centro da cidade, e recentemente teve a fachada restaurada (Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

Mesquita Imam Ali

A construção data do ano de 1972, e foi projetada por Kamal David Curi. É rica em detalhes da arquitetura e decoração islâmicas, e recebe os visitantes com uma porta suntuosa em madeira.

A mesquita do Largo, além de uma bela porta, tem muitos outros detalhes de decoração islâmica

A mesquita do Largo, além de uma bela porta, tem muitos outros detalhes de decoração islâmica.

Igreja do Rosário

Outro exemplar da arquitetura neocolonial de Curitiba, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito foi uma das primeiras construídas na capital, datando de 1737, e já serviu de igreja Matriz da cidade. A construção atual é de 1946.

Porta da Igreja do Rosário, uma das primeiras edificações religiosas da cidade

Porta da Igreja do Rosário, uma das primeiras edificações religiosas de Curitiba

Casas na Trajano Reis

Se hoje a Rua Trajano Reis é um dos redutos da movimentada vida noturna de Curitiba, provavelmente é reflexo de o local ter sido uma das principais vias da região durante anos. Além de points da gastronomia local, a Trajano está no Centro Histórico de Curitiba, e ainda abriga algumas casas do período colonial.

É possível encontrar muitas portas antigas e diferentes na região da Trajano Reis. Algumas infelizmente sofrem com a ação de pixadores

É possível encontrar muitas portas antigas e diferentes na região da Trajano Reis. Algumas, infelizmente, sofrem com a ação de vândalos

Paço da Liberdade

Antiga sede da Prefeitura de Curitiba, hoje administrada pelo SESC Paraná, o prédio é uma das edificações mais ricas em detalhes – tanto nos ornamentos da fachada quanto nos pisos e, claro, na porta. O edifício é tombado pelo patrimônio histórico em nível municipal, estadual e federal.

Entrada do prédio onde antigamente funcionou a Prefeitura tem conjunto de portões e porta rico em detalhes

Entrada do prédio onde antigamente funcionou a Prefeitura de Curitiba tem conjunto de portões e porta rico em detalhes

Casas na Carlos Cavalcanti

Assim como a Trajano Reis, a Rua Carlos Cavalcanti está localizada no Centro Histórico de Curitiba. Além de ser uma importante via de acesso à região do bairro Mercês, a via também teve papel importante no desenvolvimento da cidade e conta com diversas portas encantadoras.

 

Na Rua Carlos Cavalcanti, uma casa se destaca pela excentricidade da cor de sua porta

Na Rua Carlos Cavalcanti, casa se destaca pela cor de sua porta

Clube Concórdia

Fundado por imigrantes alemães, o Clube Concórdia visava preservar a cultura germânica na cidade, sendo inaugurado em 1869. Em 2012, a sede foi incorporada ao Clube Curitibano. O edifício está localizado na região do Centro Histórico de Curitiba e chama a atenção pelos seus detalhes arquitetônicos.

O Clube Concórdia, sociedade fundada por imigrantes alemães, dá as boas vindas aos sócios com esta porta cheia de detalhes

O Clube Concórdia, sociedade fundada por imigrantes alemães, dá as boas vindas aos sócios com esta porta cheia de detalhes

Sociedade Beneficente dos Operários do Batel

O local foi ponto de encontro de operários e posteriormente da elite curitibana durante mais de um século. Durante anos, ele ainda teve um dos bailes de carnaval mais movimentados da capital.

O histórico prédio da Sociedade Beneficiente dos Operários do Batel recebe as pessoas com uma porta majestosa

O histórico prédio da Sociedade Beneficente dos Operários do Batel recebe as pessoas com uma porta majestosa

Solar do Barão

Outro imóvel de um famoso barão do mate, o Solar do Barão foi construído em 1880 como residência da família do Barão do Serro Azul. Já serviu de base para o Exército Nacional e, desde 1980, abriga unidades da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

O Solar do Barão, que já foi residência de um dos barões do mate, é cheio de portas chamativas como estas

O Solar do Barão, que já foi residência de um dos barões do mate, é cheio de portas chamativas como estas

*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE