Estilo & Cultura

A cor do seu carro influencia a cidade e você nem percebe

Luan Galani
28/08/2017 14:30
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo | GAZETA

Nossos carros são brancos, pretos, cinza e prata. Ponto. Comece a reparar. Formam uma onda monocromática que tira parte do humor das ruas e torna a percepção visual da paisagem urbana mais chata. Faça um teste. Olhe da sua janela ou vá até o estacionamento do seu prédio ou do seu local de trabalho. A menos que você esteja na Europa ou nos Estados Unidos, a paleta de cores será esta.
A pesquisa mais recente sobre o tema no Brasil é do fim do ano passado pela fabricante de tintas PPG, uma das gigantes internacionais do setor. O branco lidera em participação entre os carros zero quilômetro, com 37%, seguido por prata (29%), preto (12%), cinza (10%) e vermelho (8%). Sobram apenas 4% para outras cores. O Paraná não foge à regra. Segundo dados de junho deste ano do Departamento de Trânsito (Detran-PR), 23% dos carros em circulação são brancos, outros 23% são prata, 13% são pretos, 11% são cinza, 11% são vermelhos, 6% são azuis e 4% são verdes.
“As cores transmitem muitos sentimentos e trazem alegria e riqueza visual. A mistura dessas cores, intensidades e efeitos iluminam as cidades e são muito mais interessantes do que as cores tradicionais”, sentencia Adília Afonso, supervisora de design da Ford América do Sul. “Apesar de carros brancos, prata e preto serem as corres mais vendidas, com certeza não fazem parte da preferência de cor da grande maioria dos consumidores. Simplesmente é uma onda. As estatísticas demonstram que quando um povo está feliz, se sentindo seguro e satisfeito, a compra de carros se torna mais eclética.”
Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Cor é cultura
Cor é, acima de tudo, uma questão cultural. “Em Porto Alegre, por exemplo, devido a concorrência dos times do Grêmio e do Internacional, vê-se muito mais carros azuis e vermelhos”, conta o arquiteto, designer e artista plástico Ivens Fontoura, que leciona na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
“O momento econômico só reforça o consumo de cores básicas. Ninguém quer arriscar”, lembra Alex Amorim, diretor de Laboratório Automotivo OEM da PPG, marca norte-americana líder mundial em tintas. “Sem falar que as cores mais sóbrias facilitam a revenda do veículo, são uma compra segura”. Porém, vale a pena abrir mão da cor de sua preferência por uma segurança comercial?
Os especialistas garantem: a preferência nacional pelo branco começou a recuar e os carros vermelhos são a opção da vez, seguidos pelos azuis. As montadoras também estão apostando em cores cada vez mais vibrantes para o lançamento dos automóveis. Em breve, nossas ruas podem voltar a ter mais graça.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!