Estilo & Cultura

As histórias de dentro e fora das salas de aula do Júlia Wanderley

Luan Galani
02/09/2015 01:00
Thumbnail

Na fachada, predomínio da horizontalidade de repetidos vãos, só quebrada pelo avanço de um volume que define a entrada. Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.

O caminhãozinho improvisado estava abarrotado de coisas: azulejos quebrados, maçanetas sem salvação, objetos doados de bom grado. Tudo angariado às pressas para ser posto à venda e conseguir arrecadar algum dinheiro extra. Ou era isso, ou os consertos de que o Colégio Júlia Wanderley precisava não teriam vez. A professora Ana Lúcia Albuquerque, hoje com 60 anos, não pensou duas vezes. “Não havia fundo rotativo naquela época. Nós tínhamos que nos virar como podíamos para assegurar a manutenção da escola”, conta. A ideia acabou dando certo: daí saíram pinturas e algumas arrumações necessárias em 1990. Mas depois a brincadeira comeu solta entre os funcionários. “Ela tá vendendo umas velharias. Cuidado. Daqui a pouco vende até a gente”, relata Ana às gargalhadas ao relembrar os comentários.
De longe até dá pinta de dama de ferro. Culpa dos passos firmes e ligeiros, e das vestes impecáveis. Mas não passa de mera impressão. Acumula mais de 30 anos dentro da sala de aula, todos no Júlia Wanderley, referência em educação na cidade. Para Ana, a força do colégio está na comunidade, que também sempre viu a escola como uma fortaleza para todos os momentos. “A escola é um solo sagrado. Do portão para dentro, todos que trabalhamos aqui temos o dever de garantir bons momentos, com qualidade de ensino, compreensão e divertimento.”
Júlia ficaria contente em saber que seu legado continua. Sim, a famosa educadora Júlia Wanderley Petrich (1874-1918), que dá nome ao colégio. Ela foi a primeira mulher a participar presencialmente do curso da Escola Normal na capital, em 1893. Natural de Ponta Grossa, enfrentou os preconceitos de seu tempo contra a liberdade feminina e conseguiu matricular-se na Escola Normal, liderando um movimento para o ingresso de moças no educandário, como escreve a pedagoga Silvete Crippa de Araújo, em pesquisa desenvolvida na UFPR em 2010.
Professora Ana Lúcia foi diretora oito vezes. Ao fundo, em contraponto à fachada, arcadas das galerias do pátio interno remetem ao neocolonial, corrente plástica predominante na época.
Professora Ana Lúcia foi diretora oito vezes. Ao fundo, em contraponto à fachada, arcadas das galerias do pátio interno remetem ao neocolonial, corrente plástica predominante na época.
De tudo um pouco
Já chamaram o Colégio Júlia Wanderley de “a escola da estátua de nariz quebrado”. Por mais de 20 anos, na verdade. É que o busto de granito da professora que dá nome ao colégio teve a cara quebrada por um vândalo em meados da década de 1970 e só em 2009 foi restaurada. Logo depois a estátua esculpida por Erbo Stenzel (1911-1980) foi mutilada novamente. Recebeu um novo nariz em 2011, quando trocou o jardim da escola pelo hall interno. A proteção entre quatro paredes aumentou a segurança da estátua, mas não evitou piadas. O nariz se tornou ligeiramente amarelado e agora o busto aparenta estar sempre gripado. Os alunos comentam.
A escola ocupa uma parte nobre da Avenida Vicente Machado e não se encaixa em nenhuma tentativa de classificação arquitetônica. Existem linhas retas do modernismo, arcos e bases de pedra da arquitetura neocolonial e rebuscamentos leves da art déco. Nas palavras da arquiteta Elizabeth Amorim de Castro, maior autoridade em arquitetura escolar da cidade, a escola Júlia Wanderley “é um exemplar da boa convivência entre diferentes linguagens arquitetônicas”.
Como o projeto arquitetônico original nunca foi encontrado por pesquisadores e autoridades públicas, não se sabe quem projetou o prédio. Como Elizabeth descreve no livro Grupos Escolares de Curitiba na primeira metade do século XX, “é possível analisar dois aspectos que a aproximam e a distanciam das escolas até então construídas”.
A configuração espacial em T define duas alas: uma frontal, onde estão as 12 salas de aula e os ambientes de apoio, e uma transversal, onde se encontra o auditório. Essa solução já tinha sido empregada em outras escolas. “A novidade está na linguagem formal adotada”, ressalta a especialista. Na contramão dos edifícios escolares da época, o Júlia Wanderley apresenta linhas austeras com economia de ornamentos. Somente na década de 1970 é que surgiram novos blocos de edifícios espalhados pelo terreno, em uma arquitetura padronizada e sem qualquer estética peculiar.
Busto de Júlia Wanderley esculpido em granito por Erbo Stenzel (esquerda) e detalhe déco da sacada (direita), que rompe com as linhas retas da fachada.
Busto de Júlia Wanderley esculpido em granito por Erbo Stenzel (esquerda) e detalhe déco da sacada (direita), que rompe com as linhas retas da fachada.
Parte da ocupação do Bigorrilho
No início do século passado, conforme a população curitibana foi ocupando o Bigorrilho, que não passava de uma região pantanosa de chácaras e de passagem entre o centro da cidade e Campo Largo, o estado se viu obrigado a investir na arquitetura urbana. Junto do Hospital Evangélico, inaugurado em 1945, a escola foi um dos marcos do início do bairro. O colégio foi oficialmente aberto em novembro de 1946, sob o nome de Grupo Escolar do Bigorrilho.
Como destaca o historiador da UFPR Marcus Levy Bencostta, nome respeitado no circuito nacional de memória escolar, as instituições escolares construídas entre o final do século 19 e o início do século 20 funcionaram como pontos de destaque na cena da cidade. “De modo que se tornasse visível, enquanto signo de um ideal [progresso], uma gramática discursiva arquitetônica que enaltecia ideologias e regimes”, defende Bencostta.
Janelões  garantem ventilação e iluminação, uma característica  higienista  das  construções escolares  do período.
Janelões garantem ventilação e iluminação, uma característica higienista das construções escolares do período.
Salão nobre do colégio, que ocupa a parte  transversal, ressaltando a configuração espacial em T.
Salão nobre do colégio, que ocupa a parte transversal, ressaltando a configuração espacial em T.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!