Estilo & Cultura

É fã de Downton Abbey? Conheça a história do castelo que serve de cenário à série

HAUS
08/10/2017 21:00
Thumbnail

No centro, o Conde e a Condessa, acompanhados da equipe de funcionários que trabalha durante o período de visitação. Foto: Reprodução/Facebook

O Castelo Highclere é conhecido e adorado por pessoas no mundo inteiro, muitas das quais nem o conhecem por seu verdadeiro nome. A construção é cenário da série britânica Downton Abbey, produção que se passa entre as décadas de 1910 e 1930 e mostra como eram as vidas da elite britânica e dos serventes que faziam a manutenção destes imóveis.
Outro detalhe desconhecido do grande público é que o castelo onde é filmada a série ainda é habitado, e serve de moradia para um lorde, uma lady e um mordomo (de verdade!).

História

Os primeiros registros de construções na região de Hampshire (que fica a 115 km de Londres, Inglaterra) são do ano 749, e a família Carnarvon é dona dos 2.030 hectares, dentro dos quais o castelo foi erguido, desde os anos 1600.
Ao longo dos anos, o castelo foi sendo modificado até que, em 1838, o 3º Conde de Carnarvon, morador da mansão, chamou o arquiteto Sir. Charles Berry para transformar o imóvel no que ele é hoje. Na mesma época, o arquiteto também projetou o Parlamento Inglês. As obras do Castelo Highclere foram finalizadas em 1878.
Foto: Reprodução/Netflix
Foto: Reprodução/Netflix
No início do século 20, o Highclere serviu de cenário para festas, jantares e grandes eventos que reuniam políticos, inventores, pesquisadores, aviadores e soldados, além de outros membros da aristocracia britânica.
Outro episódio que marca a história do castelo é a Primeira Guerra Mundial. Assim como em Downton Abbey (alerta de spoiler!), a verdadeira moradora do castelo, Lady Almina, a 5ª Condessa de Carnarvon, transformou o imóvel em um hospital para os soldados, em 1914.
Lady Almina, que transformou o castelo em um hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Foto: Reprodução/Facebook
Lady Almina, que transformou o castelo em um hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Foto: Reprodução/Facebook
A guerra também trouxe grandes mudanças políticas e econômicas à Inglaterra. Aqueles que saíram como empregados, voltaram como heróis e queriam melhores condições de vida. A mão de obra ficou cara e muitas famílias da elite tiveram que abandonar suas casas e estilos de vida luxuosos. Highclere perdeu 13 homens durante a guerra.

A Descoberta do Túmulo de Tutancâmon

George Herbert, o 5º Conde de Carnarvon, também morador do Highclere nos anos de 1920, fez história como egiptólogo e o castelo virou o centro das atenções mundiais. Junto com o também pesquisador Howard Carter, o Conde descobriu o famoso Túmulo de Tutancâmon. Carter foi o primeiro a ver a descoberta, e ao ser questionado por Carnarvon se estava vendo algo pela pequena abertura na parede, ele respondeu: “Sim, vejo coisas maravilhosas!”.
A descoberta da tumba de Tutancâmon. Foto: Reprodução/Netflix
A descoberta da tumba de Tutancâmon. Foto: Reprodução/Netflix
Infelizmente, o Conde morreu 4 meses após a sua descoberta, ao ser picado e infectado por um mosquito nas margens do Rio Nilo. Ele morreu em 1923 dando origem à famosa lenda da maldição do faraó. Até hoje muitos acreditam que qualquer um que atrapalhar o descanso de uma múmia, principalmente de um faraó, será amaldiçoado e morrerá em seguida. Dizem que no mesmo momento em que Carnarvon morreu no Egito, sua cachorra Susie uivou e morreu em Highclere.
O Conde deixou pequenos armários escondidos nas paredes do castelo, repletos de objetos do antigo egito. Após 62 anos em segredo, os esconderijos foram descobertos.
Foto: Reprodução/Netflix
Foto: Reprodução/Netflix
O trabalho de Herbert transformou o Castelo Highclere em um centro repleto de réplicas de artigos egípcios, e hoje escolas podem agendar visitas educativas no local.
Após a morte do Conde, seu filho, o 6º Conde de Carnarvon, viveu em Highclere até 1986. Durante a Segunda Guerra Mundial, o imóvel novamente esteve à serviço do povo. Desta vez, foi uma casa para crianças que fugiam das zonas de conflito.

O Imóvel

No Salão principal, as paredes revestidas de couro espanhol dos anos 1600. Foto: Reprodução/Netflix
No Salão principal, as paredes revestidas de couro espanhol dos anos 1600. Foto: Reprodução/Netflix
O salão principal é o coração da casa. Foi desenhado sob o comando do 4º Conde, em 1860, em estilo gótico. As paredes são revestidas com um couro trazido da Espanha pelo 3º Conde, em 1631. Na biblioteca, que teve seu auge durante o período vitoriano, existem cerca de 5.650 livros, sendo o mais antigo datado do século 16. Ela ainda é muito usada pela família.
A escadaria principal, que levou um ano para ser esculpida no carvalho maciço, tem 150 anos. Além disso, a residência foi uma das primeiras na região a ter eletricidade.
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Em seu auge o Castelo de Highclere teve quase 60 empregados – mordomos, camareiras, cozinheiros, porteiros e criados – que mantinham a propriedade. Atualmente a casa conta com uma equipe de 20 funcionários. Toda a área dos empregados que é mostrada em Downton Abbey é, na verdade, um cenário. Pois, hoje, boa parte destes ambientes servem para abrigar a exposição egípcia.
Os fãs da série também vão gostar de saber que o Castelo Highclere também tem um mordomo muito tradicional. Mr. Edwards é extremamente apegado às antigas práticas e aprova o seu equivalente em Downton, Mr. Carson.
O mordomo, Mr. Edwards, colocando a mesa no salão de jantar. Foto: Reprodução/Netflix
O mordomo, Mr. Edwards, colocando a mesa no salão de jantar. Foto: Reprodução/Netflix

Highclere hoje

O conde e a condessa Carnarvon vivem atualmente em Highclere e são bastante envolvidos com a manutenção do imóvel. Em 2009 foram feitas grandes reformas no local, que apresentava problemas por causa de suas instalações centenárias. A manutenção anual da propriedade custa 1 milhão de dólares, aproximadamente R$ 3,7 milhões.
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
O castelo abre para visitação em algumas datas no ano, e também pode ser alugado para eventos fechados, como aniversários e casamentos. Os atuais moradores afirmaram que a série foi um grande negócio para Highclere, pois as visitas são uma importante fonte de renda, que é usada na manutenção do local. São cerca de 60 mil visitantes por ano.
A propriedade também já recebeu convidados de renome, como a família real britânica e astros do cinema.
Mais informações sobre o Castelo Highclere, sua história e suas possibilidades de visita estão disponíveis no site do castelo e no documentário Secrets of Highclere, de Vicky Matthews.
Veja mais fotos do Castelo Highclere:
O Conde e a Condessa. Foto: Reprodução/Netflix
O Conde e a Condessa. Foto: Reprodução/Netflix
Foto: Reprodução/Netflix
Foto: Reprodução/Netflix
Foto: Reprodução/Netflix
Foto: Reprodução/Netflix
Biblioteca de Highclere. Foto: Reprodução/Netflix
Biblioteca de Highclere. Foto: Reprodução/Netflix

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!