Estilo & Cultura

Aplicativo mede cômodos encostando o iPhone nas paredes

Gazeta do Povo
10/11/2015 10:00
Thumbnail

Aplicativo permite medição de espaços apenas encostando o celular nas paredes. Foto: Locometric / Divulgação

Quer saber o tamanho exato das paredes da sua sala? Dê adeus à trena e procure o aplicativo RoomScan, que é capaz de medir os cômodos da sua casa de forma muito fácil e rápida.
O aplicativo para iOS – que existe desde 2014, mas ganhou uma versão mais completa no mês passado – desenha plantas arquitetônicas em poucos minutos. Para isso, basta encostar seu smartphone em uma parede. Por meio dos sensores internos do iPhone, o app reconhece a sequência de superfícies planas verticais e mede a distância entre elas, criando plantas surpreendentemente precisas.
O aplicativo, criado pela Locometric, permite levantamentos ainda mais precisos quando combinados com uma trena a laser, recebendo dados secundários de medida para criar uma planta prefeita. O desenho pode ser exportado em pdf ou em dxf para AutoCAD ou SketchUp.
Confira um vídeo mostrando como o app funciona:
A versão gratuita permite traçar a planta, ajustar as medidas para aquelas reais, que provavelmente não serão muito diferentes das apontadas pelo programa. Mas há também uma versão paga do aplicativo, por 4,99 dólares, com ela é possível colocar portas e janelas, além de unificar todos os cômodos do mesmo andar em uma planta única.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!