Estilo & Cultura

Saiba quais são as maiores piscinas de Curitiba

Sharon Abdalla
05/01/2018 09:30
Thumbnail

Com 50 m x 25 m, uma das maiores da cidade, piscina do Santa Mônica pode receber competições de natação. Crédito: Divulgação

O sol e o calor do verão são um convite para um bom mergulho. Para quem não pode (ou não quer) descer até o litoral ou visitar os rios de Curitiba e região, a saída para se refrescar é recorrer às piscinas.
Na capital, as maiores delas estão localizadas nos clubes sociais e nos Centros da Juventude e Clubes da Gente, mantidos pela prefeitura. Com medidas oficiais, como as utilizadas na construção das piscinas que servem às provas olímpicas, elas permitem aos nadadores desfrutarem momentos de relaxamento e também pegarem firme no treino para fazer da atividade uma aliada na manutenção da saúde e da boa forma.
Confira quais são e onde estão localizadas algumas das maiores piscinas de Curitiba.

Clube Curitibano

Crédito: Gustavo Garrett/Divulgação
Crédito: Gustavo Garrett/Divulgação
Com 1.250 m² de área, a piscina do Clube Curitibano está entre as maiores em funcionamento na capital. Com medidas olímpicas, ela tem 50 m de comprimento por 25 m de largura, 2 m de profundidade e nove raias. Construída em uma área coberta, a piscina ainda conta com sistema de aquecimento d’água, o que garante mais conforto aos nadadores. O uso desta e das demais piscinas do clube é restrito aos associados.

Santa Mônica Clube de Campo

Com 50 m x 25 m, uma das maiores da cidade, piscina do Santa Mônica pode receber competições de natação. Crédito: Divulgação
Com 50 m x 25 m, uma das maiores da cidade, piscina do Santa Mônica pode receber competições de natação. Crédito: Divulgação
Outro clube que oferece piscina com medidas olímpicas para seus associados é o Santa Mônica. Construída de acordo com os padrões da Federação Internacional de Natação (Fina) e inaugurada em novembro de 2016, ela mede 50 m de comprimento por 25 m de largura (totalizando 1.250 m² de área) e tem 2,1 m de profundidade. Com 10 raias, e instalada em área coberta com sistema de aquecimento da água, a piscina tem condições de receber competições de natação nacionais e internacionais.

Clube Duque de Caxias

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Nem uma, nem duas. São três as piscinas do Clube Duque de Caxias que integram a lista das maiores instaladas na capital. Com 25 m de comprimento por 16 m de largura (e 400 m² de área), elas se enquadram na categoria semiolímpica e se diferenciam pela profundidade e localização no clube. Nas duas externas, sendo uma com toboágua, as profundidades variam de 1,03 a 1,35 e de 1,35 m a 1,68 m. A piscina coberta, por sua vez, mede entre 1,3 m e 1,63 m de profundidade e ainda conta com sistema de aquecimento da água.

Círculo Militar

No Círculo Militar, também são três as piscinas que estão entre as maiores da cidade. Medindo 25 m de comprimento por 12,5 m de largura (312,5 m²), elas também se enquadram na categoria semiolímpica e contam com sistema de aquecimento da água, no caso das duas cobertas. Na piscina externa, o destaque fica por conta do trampolim. Para absorver o impacto dos saltos na água, esta piscina chega aos 5 m de profundidade na área abaixo do equipamento e 1,2 m na sua parte mais rasa. O acesso às piscinas é permitido exclusivamente aos associados.

Clubes da Gente e Centros da Juventude

Crédito: Guilherme Dala Barba/Divulgação
Crédito: Guilherme Dala Barba/Divulgação
Localizados em diversos bairros de Curitiba, os Clubes da Gente e Centros da Juventude contam com piscinas abertas à comunidade. Mantidas pela prefeitura, elas também se enquadram na categoria semiolímpica, medindo 25 m de comprimento por 12,5 m de largura, totalizando 312,5 m². Atualmente, as piscinas de natação estão localizadas nos Clubes da Gente do Bairro Novo, CIC e Tatuquara e nos Centros da Juventude Eucaliptos (Regional Boqueirão) e Vila Audi-União (Regional Cajuru). As turmas de natação estão em férias e retornam às atividades no dia 05 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!