Estilo & Cultura

Restaurada, primeira casa projetada por Gaudí é transformada em museu em Barcelona

HAUS
14/01/2018 12:00
Thumbnail

Fotos: Divulgação / Casa Vicens | Pol Viladoms

Tida como o primeiro grande trabalho do arquiteto Antoni Gaudí em Barcelona, a Casa Vicens foi aberta ao público pela primeira vez no último mês de novembro. Após um longo trabalho de restauração, a colorida construção foi transformada em um museu que tem por objetivo recuperar e dar visibilidade ao trabalho realizado pelo gênio do modernismo catalão na casa, que passou por diversas transformações ao longo dos anos.
Fotos: Divulgação / Casa Vicens
Fotos: Divulgação / Casa Vicens
A iniciativa é do banco espanhol MoraBanc, que adquiriu o imóvel em 2014 e desde então passou a investir na recuperação do espaço. O projeto de restauração, tocado a partir de abril de 2015, ficou a cargo dos escritórios de arquitetura Martínez Lapeña-Torres Arquitectes S.L.P. e Daw Office S.L.P.

A casa

Conhecida como “a casa onde tudo começou”, a Casa Vicens foi construída entre 1883 e 1888 para ser o imóvel de veraneio da família do empresário Manuel Vicens. Com quatro pavimentos e estilo orgânico, a construção tem no piso térreo um de seus espaços mais importantes, uma vez que conecta o interior e o exterior da casa permitindo que o jardim “entre” nas salas de jantar e estar, que são adornadas com representações de plantas e pássaros.
Na fachada, o destaque são as centenas de azulejos coloridos instalados a pedido de Vicens. Fabricante de telhas, ele queria que a casa servisse como cartão de visitas.

Visitação

A abertura da Casa Vicens completa a lista dos sete edifícios de Gaudí declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco em Barcelona que podem ser visitados pelo público: Sagrada Família, Casa Batlló, Casa Milà (La Pedrera), Parque Güell, Palácio Güell e Cripta da Colônia Güell.
A casa é aberta todos os dias e oferece três opções de roteiro de visitação. O valor dos ingressos varia de 16 a 19 euros (cerca de R$ 62 a R$ 73). Idosos, crianças e portadores de deficiência pagam valores diferenciados.
Veja mais fotos da Casa Vicens.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!