Estilo & Cultura

Casarão dos anos 1930 abrigará o novo James Bar; conheça detalhes

Luan Galani
08/06/2017 11:34
Thumbnail

Crédito: AMR Arquitetura/James Bar/Divulgação

O James Bar voltará em grande estilo. Desta vez um casarão antigo de 1936 vai abrigar o clube noturno na Rua Carlos de Carvalho, 680, como noticiou o Guia da Gazeta do Povo. O projeto da nova casa do bar foi pensado pelos arquitetos Rafael Dal-Ri e Ana Carolina Mazzarotto, do escritório AMR Arquitetura. A fachada do casarão foi mantida e restaurada. O restante da construção foi posto abaixo e substituído por uma nova arquitetura. O estabelecimento será inaugurado na segunda quinzena deste mês com mais de 500 m² de área total.
O imóvel antigo foi o que reuniu as melhores condições para o novo projeto, de acordo com os arquitetos: está em um local próximo ao original, tem uma vizinhança bacana e permite uma logística mais apurada da obra. “As últimas ocupações da casa deixaram-na bem degradada, por isso acabamos optando pela demolição e reconstrução total da parte interna”, explicam os responsáveis pelo projeto. Apesar disso, a manutenção da fachada e da varanda mantiveram o ar retrô do imóvel.
Os arquitetos contam que o novo projeto do James recoloca a música e as pessoas como protagonistas do espaço. O espaço externo logo atrás da casa vai funcionar como estacionamento, mas também em espaço cultural para futuros shows, feiras de moda, cinema ao ar livre e eventos com food truck.
Internamente, o bar terá dois pavimentos e uma decoração contemporânea contrastante com o que a fachada sugere. O teto será inclinado e terá diferentes alturas, indo de um pé-direito de 3,5 m a 6 m. No piso de cima, haverá um grande lounge com janelão de vidro que permitirá aos visitantes enxergar o bar por inteiro.
A decoração terá diversos elementos geométricos e uma paleta de cores que gira em torno do vermelho, cinza, preto e branco. E algumas referências à formação anterior da casa, como uma parede de tijolos aparente.
Os proprietários do bar ainda não querem divulgar imagens do interior para não estragar as surpresas, que eles prometem ser muitas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!