Estilo & Cultura

Esquecido pelos curitibanos, Centro de Criatividade quer retomar sua vanguarda nas artes e no design

Sharon Abdalla
10/12/2017 16:55
Thumbnail
“Sabemos que é um espaço cultural, mas ele não tem muita visibilidade. As poucas informações sobre ele dentro do parque fazem com que não saibamos exatamente de quem ele é ou se podemos ir lá”. A impressão que o casal Layanne Cristina Feitoza de Araújo e Eder Júnior Monteiro da Silva tem sobre o Centro de Criatividade de Curitiba (no Parque São Lourenço) ilustra o que boa parte dos curitibanos pensa ou conhece a respeito do local.
Localizado dentro do Parque São Lourenço, no bairro de mesmo nome, o Centro de Criatividade já foi um dos mais reconhecidos pontos de encontro das artes e do design da cidade. Nos últimos anos, entretanto, parece ter sido esquecido pelos curitibanos que, mesmo passando ao lado dele para acessar o parque, não costumam demonstrar muito interesse pelo que funciona ou é ofertado em suas instalações.
Escondida entre as árvores do Parque São Lourenço, Centro de Criatividade tem potencial pouco explorado. Fotos: Sharon Abdalla / Gazeta do Povo.
Escondida entre as árvores do Parque São Lourenço, Centro de Criatividade tem potencial pouco explorado. Fotos: Sharon Abdalla / Gazeta do Povo.
“As pessoas vêm, deixam os carros no estacionamento do Centro de Criatividade, mas não sabem que aqui temos um teatro ou um ateliê de escultura [entre tantas outras atividades] de onde saem trabalhos maravilhosos em bronze e mármore”, constata Desirée Dias Fabri, coordenadora do espaço.

Revitalização

Para reverter este quadro, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), responsável pela administração do local, tem investido em iniciativas com o objetivo de lançar luz e convidar os curitibanos a vistarem o Centro de Criatividade. A realização da feira de design autoral Arteria, neste domingo (10), é uma delas. Até as 18h, mais de 20 expositores de marcas locais, que oferecem de vestuário e joias a mobiliário, plantas e objetos de decoração, estão reunidos nesta que é a segunda edição do evento.
“A ideia é que a feira seja itinerante e ocupe lugares importantes da cidade. E aqui é um desses lugares. O Centro de Criatividade realiza um trabalho voltado ao ensino de ofícios ligados à arte, o que é muito importante resgatar, pois as novas gerações não o conhecem”, destaca Maria Teresa Romanó, uma das organizadoras do Arteria.
Para potencializar ainda mais o uso do espaço, a FCC irá lançar, na segunda quinzena de dezembro, um edital para receber propostas de autoria compartilhada e bases temporárias no espaço. “É um edital muito aberto, que deverá envolver novas linguagens e a ocupação do Centro de Criatividade com diferentes ações, como oficinas, vivências, performances artísticas, feiras e acontecimentos culturais”, antecipa Renata Mele, coordenadora de Programação da Fundação Cultural de Curitiba.
“Esse resgate é necessário porque o Centro de Criatividade está naquela fase dos 40 anos. Ele precisa desta nova leitura, retomar este espaço que é dele por meio desta repaginada. A necessidade é a de que ele seja efetivamente ocupado”, completa Desirée.

O espaço

Inaugurado em 14 de dezembro de 1973, o Centro de Criatividade de Curitiba ocupa as antigas instalações da fábrica de cola e beneficiamento de couro Boutin. A empresa deixou de funcionar após um incidente que envolveu o transbordamento da represa que mantinha o movimento de seus equipamentos, o que impossibilitou sua continuidade.
Abandonado durante anos, o prédio foi revitalizado na primeira gestão do então prefeito Jaime Lerner, que convidou o arquiteto Roberto Gandolfi para elaborar um projeto que permitisse um uso diferenciado daquela instalação. Nasceu ali, então, o Centro de Criatividade, importante núcleo de discussão de arte e cultura, por onde passaram nomes reconhecidos no cenário nacional.
Com funcionamento ininterrupto nestes quase 45 anos, o edifício ainda guarda sua herança fabril. Das esquinas das Ruas Mateus Lemes e Prof.º Nilo Brandão, por exemplo, é possível avistar a grande chaminé da antiga fábrica, localizada ao lado do atual Ateliê de Escultura.
As janelas arredondadas, a vasta iluminação natural e o pé-direito generoso de algumas das salas são outras características marcantes da edificação que, ao ter como objetos de decoração resquícios do antigo maquinário, mantém viva sua história.

As atividades

Centro de Criatividade de Curitiba conta com uma programação repleta de atividades e cursos permanentes. Entre eles estão os de mosaico, escultura, crochê artístico, cerâmica, pintura, restauro em madeira e móveis e marchetaria. Aulas de teatro, trompete, violino, violão popular e yoga também integram a grade.
“Todos os cursos são abertos ao público e têm mensalidades bem abaixo do preço de mercado, uma vez que elas servem somente para o custeio do professor”, explica Renata. O custo médio das mensalidades gira em torno de R$ 80.
Casa da Leitura Augusto Stresser é um dos espaços culturais instalados no Centro de Criatividade de Curitiba.
Casa da Leitura Augusto Stresser é um dos espaços culturais instalados no Centro de Criatividade de Curitiba.
A Casa da Leitura Augusto Stresser também funciona no local, que ainda conta com espaços para eventos, pátio coberto, salas de exposições e com o Teatro Cleon Jacques. “Muitas pessoas não sabem que aqui dentro temos um teatro, com capacidade para 100 expectadores, que é um dos poucos com platéia móvel. Ou seja, no qual a plateia pode ser organizada conforme a necessidade do espetáculo”, acrescenta Desirée.
A utilização dos espaços é aberta ao público. O custo para tanto varia de acordo com o evento. Mais informação sobre a grade de cursos ou o agendamento para uso dos espaços do Centro de Criatividade de Curitiba podem ser obtidas no site da Fundação Cultural de Curitiba.
SERVIÇO:
Av. Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço – São Lourenço. (41) 3313-7192.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!