Estilo & Cultura

Coretos que viraram pó e história deixam saudade em Curitiba

Mariana Domakoski*
15/11/2016 20:51
Thumbnail

Repleto de lambrequins, o coreto de Campina Grande do Sul está instalado bem em frente à prefeitura. Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo; ao lado, os coretos do Passeio Público e Praça Osório, agora extintos. Fotos: Acervo Casa da Memória/FCC

Na marchinha de João de Barro e Alberto Ribeiro, que embalou carnavais a partir de 1947, o coreto do jardim recebia, todos os domingos, uma banda e a tuba do Serafim. Mas lá pelos anos 1950 eles sumiram. Em Curitiba, três dos principais coretos da cidade, instalados no início dos anos de 1910, durante a segunda gestão do prefeito Cândido de Abreu, que eram sinal de modernidade no começo do século, viraram pó e história.
A Praça Tiradentes teve um. No Passeio Público, um coretinho com espelho d’água viu a neve de 1928. E quem passar pela Praça Osório, bem em frente ao Edifício Garcez e ao lado do relógio, pode fincar o pé no que um dia foi o coreto que embalava os domingos do pessoal na Boca Maldita. Uma dessas pessoas foi América da Costa Sabóia que, no livro de memórias “Curitiba de minha saudade – 1904 – 1914”, publicado em 1978, relatou saudosa a importância que a estrutura teve em sua vida.
O coreto da Osório ficava ao lado do relógio. Foto: Acervo Casa da Memória/FCC
O coreto da Osório ficava ao lado do relógio. Foto: Acervo Casa da Memória/FCC
“No ângulo formado pela Avenida [Luiz Xavier] e pela Rua Voluntários da Pátria, erguia-se o que talvez fosse o mais importante na Praça – um coreto. Nele por vários anos, a população de Curitiba teve um de seus mais atraentes espetáculos: os concertos da banda do Regimento de Segurança do Estado, sob a regência do notável maestro Romualdo Suriani (…) Numerosa assistência ocorria sempre a essas apresentações.”
As palavras apontam o coreto como “o mais importante” da praça. “A população frequentava muito a região da cinelândia e do coreto”, explica Aparecida Bahls, historiadora da Fundação Cultural de Curitiba. “Naquela época não havia muitas opções de lazer privado, como televisão e redes sociais. O espaço público cumpria esse papel. E o coreto congregava as pessoas, desempenhando uma importante função social”, explica a arquiteta e urbanista Maria Luiza Marques Dias, professora de planejamento urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.
Coreto do Passeio Público na neve de 1928. Foto: Acervo Casa da Memória/FCC
Coreto do Passeio Público na neve de 1928. Foto: Acervo Casa da Memória/FCC
Atualmente em Curitiba eles são poucos. O da Tiradentes foi demolido nos anos de 1930. O da Osório, no início da década de 1950. O do Passeio Público tem outra configuração e é hoje um aquário, que abriga cerca de 15 espécies de peixes. Outros existem como coretos, mas foram instalados há pouco tempo e são pouco ou nunca usados, como o do Parque Barigui.
Na Região Metropolitana, a realidade muda um pouco. Em Campina Grande do Sul, um coreto está instalado na praça bem em frente à prefeitura municipal. Em Campo Largo, há um na Praça Atílio de Almeida Barbosa, em frente à Igreja Matriz, instalado entre as décadas de 1930 e 1940. Até alguns anos atrás, o coreto ainda era usado em algumas ocasiões, como no Natal, para abrigar o presépio, como afirmam os moradores. Mas, há cerca de 10 anos, está desativado e cercado.
Em 1939, o coreto de Campo Largo reunia muita gente. Foto: Reprodução
Em 1939, o coreto de Campo Largo reunia muita gente. Foto: Reprodução
Por que os coretos são mais encontrados em cidades menores? “Talvez pela menor diversidade de lazer. Nesses municípios pequenos, a praça ainda tem um papel relevante”, reflete Maria Luiza. Os moradores mais antigos sentem saudades das edificações, que eram sinônimo de festa e entretenimento. “Quando eu era criança, era uma diversão. Gostaria que meus netos pudessem ver algo assim”, diz o vendedor Antonio Bueno, de 62 anos, que hoje trabalha ali em frente.
O coreto de Campo Largo está desativado. Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
O coreto de Campo Largo está desativado. Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
* especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!