Estilo & Cultura

Coletivo urbano retrata nova horta comunitária nas Mercês no Dia dos Pais

HAUS*
13/08/2017 17:19
Thumbnail

José Marconi, um dos fundadores do Croquis Urbanos em Curitiba, desenhando a Escadaria Comestível das Mercês. Fotos: André Eduardo dos Santos Filho/Gazeta do Povo

A retomada de espaços públicos pela comunidade é uma discussão que vem tomando grande forma em Curitiba, como os projetos expostos na Arquitetura para Curitiba: Expo 2017, que propõe diversas intervenções como fechamento parcial da Avenida Sete de Setembro e reabertura de rios canalizados.
Outro exemplo é a criação das hortas comunitárias, que no mês passado foi tema de polêmica entre moradores e a Prefeitura de Curitiba — situação que resultou na regularização do plantio e cultivo nos espaços.
Foi a partir dessa provocação que surgiu a Escadaria Comestível das Mercês. As floreiras, que estavam concretadas há certo tempo na escadaria, localizada na esquina da Avenida Manoel Ribas com a Rua Raquel Prado, foram reabertas e receberam mudas de diversas temperos, como salsinha, manjerona, coentro e até frutas, como o melão andino.
Ricardo de Campos Leinig, que nasceu e cresceu no bairro, foi um dos responsáveis por mobilizar a comunidade para a criação da horta. Um grupo de 22 pessoas foi formado no Facebook, todos moradores do bairro, para manter a plantação saudável através de cuidados diários — o que acabou aproximando os vizinhos interessados.
Ricardo de Campos Leinig rega a horta criada no último domingo, dia 6.
Ricardo de Campos Leinig rega a horta criada no último domingo, dia 6.
A criação do novo espaço chamou atenção do estudante de arquitetura Bruno Burrego, que é integrante do grupo de desenhistas Croquis Urbanos, e assim ele propôs para que passassem a manhã deste domingo (13) desenhando a escadaria.
“Sempre acompanho a iniciativa de hortas populares, então achei interessante propor que viéssemos para cá. Não desenhamos apenas prédios ou locais. Mostramos o início, meio e fim de muitas coisas”, conta.
José Marconi, designer e um dos fundadores do grupo, conta que a beleza do grupo são os novos desafios e complementaridade que cada desenho proporciona ao outro. “Foi um desafio desenhar essas linhas arquitetônicas. E o interessante é ver que a técnica de cada integrante se complementa”.
Entre desenhos aquarelados, rascunhos em preto e branco, ilustrações do entorno e de pedestres que passavam pelo local, o conjunto das obras forma uma série extremamente detalhada por diversos olhares.
Croquis Urbanos e responsáveis pela horta comunitária na escadaria das Mercês.
Croquis Urbanos e responsáveis pela horta comunitária na escadaria das Mercês.
Temos ainda muito o que evoluir para os espaços públicos, de fato, pertencerem à população. A plataforma alemã Mundraub, que mapeia árvores frutíferas em todo o mundo para colheita urbana, é um grande exemplo.
Mas são iniciativas como as hortas comunitárias e as saídas do Croquis Urbanos, ambas tomando a cidade de diferentes formas, que pavimentam esse caminho.
Foto: Ana Gabriella Amorim / Arquivo / Gazeta do Povo
Foto: Ana Gabriella Amorim / Arquivo / Gazeta do Povo
* colaborou André Eduardo dos Santos Filho

LEIA TAMBÉM



Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!