Estilo & Cultura

Curitiba é finalista ao título de Capital Mundial do Design de 2018

Luan Galani
29/07/2015 21:09
Thumbnail
Curitiba foi anunciada finalista ao título de Capital Mundial do Design de 2018. A divulgação ocorreu na noite desta terça-feira (28) na sede canadense do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (Icsid, na sigla em inglês). A Cidade do México, capital do país latino de mesmo nome, também está no páreo. O resultado final será divulgado dia 18 de outubro em Gwangju, na Coréia do Sul, durante a Assembleia Geral do Icsid.
O prêmio é concedido a cada dois anos para cidades que ainda têm potencial de desenvolvimento no setor, em vez de reconhecer centros estabelecidos no mundo do design. Se escolhida, Curitiba terá de realizar diversos eventos durante todo o ano de 2018. Nada pode ser divulgado ainda. O que se sabe, por enquanto, é que poderão ser mais de 200 eventos, entre exposições, feiras, simpósios e workshops.
Além de propiciar à cidade vencedora uma visibilidade mundial, o título agrega inúmeras oportunidades de atração e promoção do design, incrementando a economia criativa e gerando inúmeras oportunidades de negócio.
LEIA MAIS:
O presidente da entidade canadense, Mugendi M’ Rithaa destaca que “a denominação de Capital Mundial do Design põe em evidência as cidades que associam o design às soluções econômicas. Tanto Curitiba quanto a Cidade do México têm demonstrado inovação e um desenvolvimento orientado pelo design para enfrentar os desafios urbanos e criar um mundo melhor para seus cidadãos”.
É a primeira vez que uma cidade brasileira chega tão longe na disputa ao título. Já foram Capitais Mundiais do Design as cidades de Torino, na Itália, em 2008; Seul, na Coréia do Sul, em 2010; Helsinque, na Finlândia, em 2012; e a Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014. Para o ano de 2016 foi eleita a cidade de Taipei, o coração de Taiwan.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!