Estilo & Cultura

Descubra as casas temáticas mais incríveis das Olimpíadas

HAUS
17/08/2016 19:16
Thumbnail

Casas temáticas espalhadas pelo Rio celebram o que as outras culturas visitantes têm de melhor. Fotos: Divulgação

A Olimpíada definitivamente não é feita apenas de jogos esportivos. Embora sejam o coração da competição, o maior evento esportivo do mundo também apresenta casas temáticas em pontos nobres da cidade que celebram o que as outras culturas têm de melhor.
Este ano 28 países organizaram instalações temáticas com uma série de atividades, degustações, festas e comemorações de medalhas. Os espaços estarão abertos para visitação até o final dos jogos, no dia 21 de agosto. Somente alguns continuarão funcionando até o final dos Jogos Paralímpicos, dia 18 de setembro. Veja aqui informações completas sobre as casas temáticas.

Conheça as mais bonitas

Visitar esses espaços é como viajar pelo mundo sem sair do Brasil. Os destaques estão por conta das casas assinadas pelas cidades que sediarão ou que estão na disputa para abrigar os próximos jogos.

Casa Itália

O Clube Costa Brava foi escolhido para celebrar a cultura italiana. O antigo clube-hotel foi projetado na década de 1960 sobre uma encosta com vista para o mar pelo arquiteto Ricardo Menescal. O interior foi decorado com diversos móveis da Edra, uma das mais importantes indústrias da Itália e referência no mundo do design. A seleção de produtos inclui peças ícones como os sofás On The Rocks, Sfatto e Standard, desenhados por Francesco Binfarè, e as poltronas Favela e Coralo, assinadas pelos brasileiros Irmãos Campana. O espaço recebeu também uma intervenção do artista Davide D’Elia, conhecido pelas linhas horizontais turquesa que inundam as instalações.

Casa Catar

A Casa Daros virou enclave do Catar durante os jogos. O casarão neoclássico do século 19 tombado como patrimônio histórico tem mais de 12 mil m² e é criação do arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. O espaço recebeu o nome de Bayt Qatar e é uma imersão na cultura do país, com atrações artísticas típicas, espaços de convivência amplos, workshops de chás e cafés e um menu desenvolvido pelo chef brasileiro Alex Atala.

Casa Britânica

Casa França

Mais conhecido como Club France, a Casa França tomou vida na Sociedade Hípica Brasileira, onde 20 marcas comemoram o espírito olímpico, como Lacoste, BMW e Air France, com diversas atividades para os torcedores franceses. Os menus são trocados a cada quatro dias e são elaborados pelos chefs Claude e Thomas Troisgros.

LEIA TAMBÉM

Conheça o navio luxuoso que abriga as seleções de basquete dos EUA durante a Olimpíada

Arena olímpica de handebol será convertida em escolas

Loja da Oppa em Curitiba tem nova data de inauguração

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!