Estilo & Cultura

Em clima de Oktoberfest: Conheça a Curitiba germânica

Jonathan Seronato
07/10/2015 20:48
Thumbnail
Em clima de Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, que começou nesta quarta-feira (7), em Blumenal (SC),  a HAUS reuniu as principais influencias da arquitetura germânica em Curitiba. A trigésima segunda edição da festividade irá até o dia 25 e a expectativa é de reunir mais de 500 mil pessoas no Parque Vila Germânica na cidade no Vale do Itajaí.
Veja nossas joias da arquitetura alemã e aproveite para celebrar uma Oktoberfest curitibana, com um chope no Bar do Alemão.
Casa Vermelha:
Localizada no Largo da Ordem, foi construída em 1891 pelo alemão Wilhelm Peters.
O arquiteto Leandro Nicoletti na fachada da Casa Hauer. Crédito: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo<br>
O arquiteto Leandro Nicoletti na fachada da Casa Hauer. Crédito: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo<br>
Casa Hauer:
A antiga Casa de Ferragens Hauer é um dos prédios mais importantes do Centro de Curitiba, considerado um exemplo da arquitetura que vingou no final do século XIX. Fundado pelos alemães Francisco e Augusto Hauer tornou-se símbolo do crescimento econômico, mas em 1998 o casarão pegou fogo e por mais de uma década o edifício permaneceu em ruínas. A partir de 2012 o prédio passou por um minucioso processo de restauração realizado pelo arquiteto e restaurador Leandro Nicoletti Gilioli.
Palacete Wolf:
Com mais de 140 anos de existência, o Palacete foi construído pelo imigrante alemão José Wolf. De arquitetura eclética, o prédio destaca a influência germânica e sediou inúmeros eventos sociais e culturais. Atualmente sedia a Casa da Leitura, administrada pela Fundação Cultural de Curitiba.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!