Estilo & Cultura

Feita de tijolinhos tradicionais, única igreja em forma de barco de Curitiba celebra 80 anos

Sharon Abdalla
08/01/2018 20:00
Thumbnail

Igreja do Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu em Curitiba, única na região em formato de barco. Fotos: Hugo Harada/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Não é raro que os símbolos eclesiásticos estejam representados na arquitetura das igrejas. Em Curitiba, no entanto, poucas delas trazem isso de forma tão evidente como o Santuário de Cristo Rei e São Judas Tadeu. Mais conhecido como Igreja do Cristo Rei, ou simplesmente “Igreja do Barco”, o templo localizado no bairro de mesmo nome encanta fiéis e visitantes pela sua estrutura inusitada e por todo o simbolismo que carrega em seu interior.
“A forma de navio tem seu significado porque nós dizemos que a Igreja é a ‘Barca de São Pedro’, que atravessa a história rumo ao porto seguro, que é Cristo. Além disso, São Judas Tadeu era pescador e, portanto, é justo que o coloquemos em um navio”, explicou o padre Afonso Sandman, responsável pela obra da paróquia, em entrevista ao jornal Agenda Local, no início dos anos 1990.
O que muitos de seus admiradores desconhecem, no entanto, é que o santuário, que completou 80 anos no último mês de dezembro, nem sempre teve este formato e já foi ainda mais singela.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.

A paróquia

Nos anos 1930, a região do Cajuru e do Cristo Rei era pouco habitada e cabia à capela das Irmãs de São José de Chamberry a realização das missas e demais sacramentos. Em 1936, então, Dom Áttico Euzébio da Rocha convidou os padres palotinos a instalarem uma nova paróquia, para a qual as irmãs doaram um terreno situado na antiga Rua Goethe.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
A incumbência de angariar fundos para a construção da igreja ficou a cargo do padre Germano Mayer — que hoje empresta seu nome ao atual endereço da paróquia —, sendo sua pedra fundamental instalada em 27 de dezembro daquele ano. Cerca de um ano depois, estava concluída a igreja, inaugurada em 05 de dezembro de 1937, tendo o padre Germano como seu primeiro pároco.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.

O barco

A forma de barco, pela qual a construção é hoje reconhecida, passou a caracterizar a paróquia cerca de 40 anos mais tarde. “Foi realizada uma obra motivada pela necessidade de ampliação da igreja. O desenho arquitetônico se deve ao arquiteto Kozo Kassai, responsável pelo projeto. No cristianismo, a barca tem diversos simbolismos, representando um lugar de proteção, de abrigo”, explica o padre Renato Vieira, reitor do santuário.
Para que os fiéis não ficassem desassistidos, a nova igreja foi erguida no entorno da antiga, demolida somente quando a construção estava em fase adiantada. Projetada com critérios de simplicidade e autenticidade, a obra foi erguida com madeira, vitrais e tijolos comuns – nos quais é possível visualizar o sinal dos dedos dos oleiros.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Igreja da Paroquia Cristo Rei em Curitiba.
Com 1.191 m², a Igreja do Cristo Rei acomoda 600 fiéis sentados e tem na cruz de sua fachada, que se ergue a 37 metros do chão, seu ponto mais alto. Internamente, a atmosfera convida ao silêncio e à contemplação. Os 18 vitrais laterais de cada um dos lados da nave central, dispostos de três em três, trazem a representação de símbolos católicos. Mas são os painéis e vitrais assinados por grandes nomes das artes plásticas e sacras, como Poty Lazzarotto e Cláudio Pastro, os que completam a beleza singela da paróquia. “É uma proposta de beleza que enfatiza a simplicidade, algo muito importante dentro da catequese e da nossa fé”, resume o padre Renato.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!