Estilo & Cultura

Esculturas cinéticas criam cortina colorida e chamam atenção em várias partes do mundo

HAUS
17/08/2017 21:30
Thumbnail

O "Firebird Descent" ocupa uma praça na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Foto: Reprodução/Facebook

Ondas prateadas que se movem com o vento muitos metros acima das cabeças de quem passa por uma praça de Los Angeles. Imensas margaridas coloridas que piscam em cores fluorescentes conforme a música durante grandes festivais. Uma nuvem gigantesca que muda de cor sobre a escada rolante de uma sala de concertos. As esculturas cinéticas da “Poetic Kinetics” parecem ter saído de um sonho estilo “Alice no País das Maravilhas”.
É fácil se encantar com a dança das obras desse companhia, baseada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Criada pelo artista Patrick Shearn, ela é a responsável por instalações experimentais que já rodaram o mundo. A mais recente delas é o “Firebird Descent”, que ocupa mais de três mil metros quadrados em São Petersburgo, na Rússia.
Os idealizadores da escultura usaram tecido de guarda-chuva para produzi-la. O trabalho de preparação do pássaro durou seis meses. Os engenheiros precisaram calcular o peso da obra e a ação do vento sobre ela. O pássaro de fogo é uma figura do folclore das nações eslavas, entre elas a russa. “O Firebird Descent vive em harmonia com o vento, que influencia diretamente seu comportamento. Uma brisa leve pode agitar as ‘penas’, enquanto uma rajada poderosa enviará ondulações suaves por todo o corpo”, diz o site da Poetic Kinetics.
Concentrando as “asas” em um ponto comum, o efeito criado pelo vento é impressionante. A escultura dança como se estivesse viva. Todo o conceito do pássaro é uma réplica maior e mais colorida de outra obra da companhia. A obra em questão é o “Liquid Shard”, instalado em Los Angeles em 2016. Nesse caso, os filamentos coloridos eram apenas prateados. A onda prata ficou sobre uma praça da cidade entre julho e agosto do ano passado. Enquanto uma ponta estava presa a uma altura de quatro metros, a outra erguia-se 35 metros sobre os transeuntes. A alternância entre luz e sombra criadas sob a “onda” era um dos detalhes que mais chamavam a atenção no Liquid Shard.
Os artistas da companhia também já foram responsáveis por imensas esculturas em festivais de música como o Coachella. Realizado anualmente na Califórnia, Estados Unidos, o evento atrai visitantes do mundo todo. Ali a Poetic Kinetics já expôs um gigantesco caracol luminoso, uma borboleta que movia suas asas sobre a multidão e até um astronauta que podia ter o rosto substituído pelos dos participantes do festival.

Veja outras obras da equipe

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!