Estilo & Cultura

Fábricas de porcelana para visitar no fim de semana e comprar direto dos produtores

Bruna Junskowski*
24/11/2017 21:00
Thumbnail

Foto: Germer Porcelanas/Divulgação | Daniel Derevecki

A 30 km de Curitiba, Campo Largo é conhecida como a Capital Nacional da Louça pela ampla produção e exportação de peças de porcelana. O município conta com 12 empresas fabricantes das peças que variam em processos industriais e artesanais.
A fabricação da porcelana começou entre os anos 960 e 1279, na China. O segredo da produção era o caulim, uma espécie de argila branca, e o aquecimento dos fornos a temperaturas superiores a 1.300°C, que conferiam às peças o aspecto translúcido, brilhante e uma forte cor branca. Anos depois, as peças foram comercializadas pelos europeus e o segredo da produção chinesa chegou ao Brasil, mais especificamente em Campo Largo.
Para ajudar você a economizar, a HAUS preparou um roteiro das fábricas de porcelana que comercializam as peças direto para o consumidor, com um bônus: a possibilidade de visitar a produção.

Marcelo Fedalto Atelier

(Foto: Marcelo Fedalto Atelier)
(Foto: Marcelo Fedalto Atelier)
Em um espaço que agrega natureza e aconchego, o Marcelo Fedalto Atelier produz peças em cerâmica desde 2003, em Campo Largo. Familiar, o ateliê conta com 3 funcionários, responsáveis pela produção inteiramente artesanal, feita à base de água. São feitas, em média, 100 peças por semana e a fábrica já teve suas produções como parte do cenário de novelas globais, como na novela Caminho das Índias, exibida em 2009. Os visitantes podem adquirir peças requintadas e ver como é feita a folheação de ouro nos produtos, mas os donos gostam de manter mistério: na produção de peças de porcelana que imitam a madeira a visitação não é permitida, para garantir o segredo da técnica.
SERVIÇO | Marcelo Fedalto Atelier. Avenida Gianni Agnelli (antiga Avenida. Tritec), 876,
Fazendinha, Campo Largo. Fone (41) 3292-7011, de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 17h.

Germer Porcelanas

(Foto: Germer)
(Foto: Germer)
A família Germer veio de Timbó (SC) para Campo Largo para se firmar como uma renomada marca na produção de porcelanas ao adquirir o controle acionário da antiga fábrica POLOVI, que já tinha uma certa tradição nesta produção. Em 1978, foi criada a Germer Loja da Fábrica, para oferecer ao público produtos com preços mais atraentes e ser o braço de varejo da fábrica Germer. Com 550 colaboradores, a produção das peças em porcelana da fábrica varia modernos maquinários e equipamentos com toques manuais durante o processo. Na Germer, também é permitida a visitação com agendamento prévio e em grupos.
SERVIÇO | Germer. LOJA 1: BR 277, Km 118, n° 4381, Campo Largo. Fone: (41) 3291-2600. LOJA 2: BR 277, Km 120, n° 3308, Campo Largo. Fone (41) 3291-3090. Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, sábado, das 9h às 18h e domingo e feriados das 10h às 18h.

Grejj Graus

(Foto: Grejj Graus)
(Foto: Grejj Graus)
No mercado desde 1988, a Grejj Graus conta com mais de 300 itens em porcelana a disposição dos consumidores. No total, são 15 pessoas que garantem que as peças sejam produzidas e vendidas na loja da empresa. O destaque dos produtos vai para a decoração dos produtos da Linha Branca, feito em decalque. A empresa também recebe visitação de escolas da região para que as crianças possam conhecer o processo de criação de uma peça em porcelana.
SERVIÇO | Grejj Graus. BR 277, Km 121, nº 5, Bairro Itaqui, Campo Largo. Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h.

Porcelana Schmidt

(Foto: Porcelanas Schmidit)
(Foto: Porcelanas Schmidit)
A Porcelana Schmidt tem origem catarinense e foi fundada em 1945, mas foi em 1956 que a empresa veio para o Paraná. Com quase 1.000 artigos em linha, é líder na produção de porcelanas no país e a sede de Campo Largo abriga a maior parte da produção da empresa. Com a possibilidade de visitar a produção com agendamento prévio, a Porcelana Schmidt também conta com a loja da fábrica, com administração do grupo da Ponto de Porcelana.
SERVIÇO | Porcelana Schmidt. Rua Fritz Erwin Schmidt, nº 1225, Bairro Itaqui, Campo Largo. Fone (41) 3391-2044. Segunda a domingo, das 9h às 18h.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!